Aproximação de Estados Unidos de Taiwan gera crise

Read Time:1 Minute, 52 Second

Aproximação de Estados Unidos de Taiwan gera crise

Fonte: Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM e especialista em segurança internacional –

A viagem de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, à Taiwan nesta terça-feira, 2, gerou um aumento nas tensões com a China.

A atual fase da crise entre os dois países era mais do que esperada, e não deve evoluir para conflito. De acordo com Gunther Rudzit, professor de Relações Internacionais da ESPM, isto se deve ao resultado das dinâmicas políticas internas, tanto da China quanto dos Estados Unidos.

Para ele, o líder Xi Jiping está buscando o terceiro mandato no congresso do povo em novembro e, nos Estados Unidos, os democratas precisam se mostrar tão duros contra os chineses quanto os republicanos. Uma guerra, mesmo que limitada, entre os dois países não interessa aos dois governos nesse momento. Pode haver alguma movimentação militar, discursos duros, mas não devem escalar mais que isso. Mesmo que Pelosi afirme que apoia a independência de Taiwan.

Segundo Gunther, atualmente a presidente da Câmara conta com amplo apoio do Congresso dos Estados Unidos, tanto que as ameaças de Pequim apenas levaram a pedidos para que Nancy Pelosi continuasse sua jornada. Na linha de sucessão de Joe Biden, a presidente da Câmara é a segunda pessoa a visitar a ilha nessa crise.

O prof. Gunther Rudzit está disponível para comentar o assunto.

 

Sobre a fonte

Gunther Rudzit é professor de Relações Internacionais da ESPM e coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios em Oriente Médio (NENOM/ESPM). É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em National Security por Georgetown University (USA), mestre em Geografia Humana – Geopolítica pela Universidade de São Paulo.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.