Odontologia
Postado no dia: 19 julho 2022
Estudo inglês indicou que quanto mais jovem, maior o impacto das redes sociais na autoestima; sorriso é um dos pontos que mais abalam a autoconfiança
Com a força das redes sociais e a cobrança pela aparência gerada pelo efeito “selfie” criado por elas, o descontentamento com o sorriso ganhou ainda mais força. Um estudo realizado pelas universidades de Oxford e Cambridge, no Reino Unido, analisou como as redes sociais afetam a vida das pessoas. Foram analisadas 84 mil pessoas com idades entre 10 e 80 anos. O resultado mostrou que quanto mais jovem, maior o impacto das redes sociais na autoestima e que isso pode estar ligado às mudanças no cérebro e a puberdade. No início da adolescência, quando os hormônios estão à flor da pele e tudo é sentido com mais intensidade, e a falta de alinhamento dos dentes muitas vezes pode ser um dos fatores que impacta o dia a dia dos jovens, tanto funcional quanto psicologicamente.
O sorriso era justamente o que abalava a autoconfiança da ginasta Giovana Martins. “Com 11 anos coloquei aparelho para corrigir a posição dos meus dentes. Quando comecei a usar máscara foi um alívio”, revela. “Depois de dois anos, troquei os braquetes pelo alinhador transparente. Além de ser mais prático e confortável para mim, não aparece quando sorrio”, conta. “Muitas vezes, no início da adolescência, a dentição não está totalmente formada, e o tamanho dos dentes ainda está desconexo, inibindo o sorriso dos adolescentes. Por isso, a avaliação do dentista quanto aos tratamentos possíveis é muito importante”, explica a dentista da ginasta e especialista em alinhadores ClearCorrect, Isabela Shimizu.
A psicóloga do Hospital Marcelino Champagnat, Andressa Engelmann, alerta que a fase da adolescência é marcada por grandes mudanças físicas e psicológicas, e a incursão na dinâmica social pode ser um pouco dramática quando os complexos de imagens aparecem. “Meninas e meninos, quando entram na puberdade, por volta dos 12 anos, costumam ficar mais sensíveis a exigências familiares, midiáticas e sociais, todas muito ligadas à autoestima do jovem. A aparência é algo que está relacionado à aceitação no grupo e tem grande peso para eles. É importante ficarmos atentos para que isso não se transforme em transtornos de imagem.” afirma Andressa.
Alinhadores transparentes
Há pouco mais de dez anos no mercado, os alinhadores transparentes têm conquistado cada vez mais espaço, por trazerem maior previsibilidade e segurança no tratamento. A praticidade deste modelo de tratamento tem feito, inclusive, com que cada vez mais as marcas invistam para levar informações sobre os alinhadores transparentes ao público teen. A ClearCorrect, marca de alinhadores transparentes com fábrica em Curitiba, fechou recentemente uma parceria com a Universal Studios no lançamento do novo filme: Minions 2: a Origem de Gru.
Produzidos por escaneamento dentário e técnica 3D, esses aparelhos transparentes evitam, muitas vezes, a necessidade da moldagem em gesso e consultas mensais presenciais ao dentista. “O paciente pode levar vários alinhadores para casa e a gente faz acompanhamento por fotos, assim, as consultas presenciais podem ser espaçadas a cada dois ou três meses”, explica a dentista Isabela Shimizu. “Eles também têm a vantagem de não interferirem na estética do sorriso, então as rotinas como a prática de esportes são mais seguras durante esse tratamento”, complementa.
Sobre a ClearCorrect
Presente em mais de 40 países, a ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil – trazida pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.