Score de crédito está entre os principais fatores a serem levados em consideração
Créditos: iStock
Se você está procurando por um novo cartão de crédito, deve se perguntar se o seu score de crédito influencia de alguma maneira a possibilidade de adquirir um. De fato, são muitas as questões que influenciam a análise de crédito de um cliente pelo banco, pois é por meio da análise que a instituição financeira terá garantias de que o cliente não atrasará compras, ou se tornará um “mau pagador”. O score de crédito é apenas um dos aspectos levados em consideração nessa análise, mas, ainda assim, ele influencia consideravelmente.
Afinal, o que é score de crédito?
O score de crédito nada mais é do que uma pontuação feita com base no histórico de movimentações financeiras focadas no pagamento de débitos, como contas, boletos e no próprio cartão de crédito. Essa pontuação é um recurso usado para verificar se um consumidor está inadimplente ou se tem um bom histórico de pagamento – quanto melhor a sua situação financeira, mais alta a sua pontuação, que varia de 0 a 1.000.
Muitas pessoas reclamam e questionam a real funcionalidade do score de crédito no dia a dia, mas na realidade, faz toda a diferença que esta pontuação exista, pois isso ajuda as instituições financeiras a indicarem produtos e serviços que mais se adequem ao seu perfil financeiro e de consumidor. Além disso, também auxilia na análise de risco, pois prevê o comportamento do cliente.
Qual o score necessário para obter um cartão de crédito?
Como dito anteriormente, se você tiver um bom histórico de pagamento, naturalmente, o seu score será mais alto, e por isso, as ofertas de cartão de crédito serão diversas. Principalmente, se você tiver uma renda mensal mais ou menos fixa, um emprego fixo, investimentos, bens ou bom relacionamento com bancos e instituições financeiras no geral.
Porém, se você não se encaixa totalmente no perfil acima, saiba que não há como determinar uma pontuação mínima para obter cartão de crédito para score baixo, pois não é somente o score que dirá se você poderá ou não ter um cartão de crédito. No geral, os bancos avaliam individualmente o perfil de cada consumidor para a oferta de produtos; no entanto, é importante frisar que um score é considerado baixo quando fica entre 0 e 300 pontos, de acordo com a Serasa. Isso poderá limitar as suas opções de crédito, financiamento e empréstimos, e por isso, o ideal é procurar por cartão para negativados.