A escritora Maya Angelou (Créditos: Divulgação / Curta!)
A vida e as palavras da escritora Maya Angelou em breve estarão no Curta!, através do documentário “Maya Angelou – Ainda Me Levanto”, inédito e exclusivo. Ela, que foi a primeira mulher negra a estampar moeda nos Estados Unidos – onde nasceu -, tem sua história e sua obra costuradas a imagens de arquivo tão raras quanto íntimas, que retratam seus momentos, mas também falam um pouco de seu próprio país.
O filme traça a trajetória de Marguerite Annie Johnson, seu nome verdadeiro, desde sua criação, no sul norte-americano – ainda repleto de resquícios da escravidão – nos tempos da Grande Depressão; passa por suas relações com Martin Luther King e Malcolm X – com quem trabalhou em Gana; até o discurso de posse do presidente Bill Clinton, em que um de seus poemas é recitado. O próprio Clinton e sua esposa, Hilary, participam do documentário como depoentes, relatando o impacto dos livros de Maya em suas vidas. A escritora faleceu aos 86 anos, em 2014.
O filme, dirigido por Bob Hercules e Rita Coburn Whack, também estará em streaming através do Curta!On – Clube de Documentário, disponível no NOW e em CurtaOn.com.br. A estreia é na Sexta da Sociedade, 19 de agosto, às 21h30.
Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição: O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; O Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.
|