Gastrite: tratamento é feito com medicamentos e mudanças na alimentação

Read Time:2 Minute, 12 Second

Não há uma dieta específica para a gastrite, mas alguns alimentos ajudam a aliviar os sintomas

Doença bastante comum, a gastrite é a inflamação do revestimento do estômago. Há dois tipos de gastrite: aguda e crônica. A diferença é que a primeira surge repentinamente e a segunda vai se instalando aos poucos no organismo. Algumas pessoas com gastrite podem não apresentar sintomas; no entanto, tanto a gastrite aguda quanto a crônica podem causar dor abdominal, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, perda de apetite e indigestão.

Uma bactéria chamada Helicobacter pylori, ou H. pylori, e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são as duas principais causas da gastrite, mas existem muitas outras causas da doença, como, por exemplo, agentes infecciosos, problemas autoimunes, uso abusivo de álcool e cigarro e doenças, como a doença de Crohn.

Photo by Sasun Bughdaryan

Qual o tratamento para a gastrite?

O tratamento para a gastrite varia de acordo com a causa. Em geral, o médico receitará os devidos medicamentos, mas mudanças no estilo de vida e na alimentação podem contribuir para a cura da doença. Uma dieta saudável contribui não só para a manutenção da saúde digestiva e geral, mas também pode contribuir para aliviar os sintomas e ajudar o paciente a se sentir melhor.

Não há uma dieta específica para a gastrite, entretanto o crescimento do H. pylori pode ser interrompido por uma dieta rica em fibras e alimentos que contenham flavonoides, por exemplo, alguns chás, cebolas, alho, bagas, aipo, couve, brócolis, salsa, tomilho, alimentos com soja e leguminosas, por exemplo, como lentilha. Se você recebe o cartão vale-alimentação, vá a um mercado que aceite a sua bandeira. Uma outra dica para ajudar no alívio dos sintomas é comer em intervalos de tempo maiores e em quantidades menores.

É importante manter consultas regulares com um médico especialista que irá prescrever os medicamentes adequados e, em algumas situações, suplementos, visto que em certos casos de gastrite o corpo apresenta dificuldades em absorver vitaminas, como o ferro.

Quais alimentos evitar?

Alimentos com alto teor de gordura podem agravar a inflamação no revestimento do estômago. Para algumas pessoas, as alergias alimentares podem desencadear uma gastrite. Nesses casos, identificar e evitar esses alimentos pode tratar e prevenir a doença. O mesmo vale para o álcool, já que o seu consumo excessivo pode causar a gastrite. Neste caso, a causa é conhecida.

Os alimentos que podem irritar o estômago e piorar a gastrite incluem: comidas ácidas, tais como tomates, pimentões e algumas frutas; café e refrigerante; sucos de fruta; comidas apimentadas; frituras e alimentos gordurosos; entre outros.

Créditos: iStock