Dica de Como Fazer Networking e se Destacar no Mundo Corporativo

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Dica de Como Fazer Networking e se Destacar no Mundo Corporativo

                                 

De acordo com a gestora de carreiras, especialista em desenvolvimento humano e CEO Madalena Feliciano, para se destacar no ambiente corporativo é muito importante construir um networking, que seria uma rede de contato profissional em que você interage com vários colegas, troca experiências e passa a ser visto. Mais do que isso, tem a chance de se tornar uma referência. 

Adotar essa pratica pode potencializar o sucesso da sua carreira profissional. 

O objetivo é que as pessoas troquem informações, conhecimentos e experiências. Isso no empreendedorismo, auxilia em parcerias e nos negócios. 

No intuito de se estabelecer um networking foi criada uma rede social: LinkedIn. 

O mais importante é se conectar com as pessoas e criar uma conexão seja ela física ou virtual, aproveitando cada oportunidade fazendo essas conexões de um verdadeiro relacionamento, com qualidade e sinceras. 

Como montar a sua própria networking? 

Lembre-se de que qualquer profissional deve estabelecer essas conexões. 

Elas podem ser firmadas em vários locais. Em um evento ou feira de negócios, na exportação de serviços, até mesmo num happy hour e em várias outras situações.

Madalena Feliciano traz algumas dicas para você aplicar no dia a dia, confira:

1. Tenha objetivos claros 

Qualquer que seja a opção, o propósito é ter uma fala mais direcionada. Afinal, o networking não é uma amizade. Ter precisão na linguagem ajuda a atingir melhores resultados e saber quais são os reais interesses. Também é uma maneira de respeitar o limite entre vida pessoal e profissional, e evitar constrangimentos. 

2. Participe de feiras e eventos 

Uma forma de se mostrar sempre presente é participar de feiras e eventos. Esse momento é ótimo para se conectar com outros profissionais e se tornar conhecido. Você ainda pode se envolver em palestras, congressos e outros encontros de negócios. 

3. Faça uso das mídias digitais 

As redes sociais são úteis para fortalecer a sua presença quantidade. 

Adotar boas práticas, seria de grande valia. 

Divulgue seus projetos, ideias, compartilhar pensamentos, encontrar suporte, achar parceiros de negócio; 

Sempre manter os seus perfis atualizados, deixe as informações sempre em dia para evitar problemas; 

Coloque várias informações nas suas redes sociais e faça postagens frequentes. 

Crie um calendário de publicações. Elabore uma programação de postagens, demonstrem o seu conhecimento, compartilhem experiências, troquem informações. 

4. Busque pontos em comum 

Vale a pena buscar pessoas com quem tenha afinidade. Assim, você cultivará apenas relações importantes e que podem agregar valor à sua carreira ou ao seu negócio. 

Comece a formar a sua rede de contatos a partir das pessoas que já conhece. você poderá interagir com outros profissionais, que farão a diferença na sua carreira. 

5. Crie uma rede variada 

Ainda que você trabalhe em determinada área de atuação, converse com profissionais de outros setores. Eles podem trazer uma visão diferenciada sobre suas ideias e contribuir com os seus projetos. Aceite convites para reuniões, conversas, happy hours etc. Aceite feedbacks e respeite a concorrência. Isso porque eles são um benchmark a perseguir. 

6. Saiba diferenciar amigos de colegas de profissão 

Os seus amigos também podem ser contatos profissionais. Mas é importante não confundir esses dois papéis. Os primeiros são pessoas com quem você tem afinidade, intimidade e afeto. Os colegas de profissão apresentam interesses em comum com você e podem ter afinidade. Porém, não frequentam sua casa e têm conversas mais restritas às questões corporativas. 

7. Esteja disposto a ajudar 

O networking é uma relação de troca, bem ao estilo ganha-ganha, você recebe informações e dicas de seus contatos, também se disponha a ajudar sempre que necessário. A ideia é fazer a diferença e ter o reconhecimento de seus pares com relação à sua atitude. 

Evite ser aquela pessoa que estabelece contato somente quando precisa de algo. Caso contrário, você pode não ganhar a ajuda que precisa no momento em que desejar. 

8. Mantenha frequência com os contatos mais importantes 

Defina quais são as pessoas mais importantes do seu networking e mantenha contato periódico. 

9. Mantenha sua lista de contatos atualizada 

Atende –se a sua lista de contatos, procure mantê-la sempre atualizada esteja sempre em mãos com os contatos corretos. 

A dica é ter uma planilha com os números certos salva na nuvem. 

anote os dados de cartões de visita; 

adicione colegas de trabalho nas redes sociais; 

mantenha contatos antigos. 

10. Participe de grupos de discussão 

Atualize-se sobre os assuntos da sua área e interaja com outros profissionais por meio de grupos de discussão. 

Principais erros ao fazer networking 

a gestora de carreiras Madalena Feliciano destaca que muitas pessoas ainda cometem erros ao estabelecer contatos profissionais. Veja o que fazer: 

Egocentrismo 

Não exponha tudo sobre si. Assim como você deve compartilhar suas experiências e conhecimentos, também deve ouvir e ajudar outras pessoas. 

Esquecer o nome dos contatos 

Procure anotar ou memorizar os nomes, não entre em contato apenas por interesse. 

Não alinhar expectativas nas relações 

O objetivo é que todos contribuam entre si. Porém, de nada adianta manter uma conversa se você deseja um sócio para seu negócio e a outra pessoa quer uma vaga de trabalho. 

Saber o que esperar de cada colega e o que precisa de cada um deles ajuda a evitar problemas na relação. 

Usar o e-mail como principal canal de networking 

Utilizar apenas o e-mail é insuficiente, procure utilizar outros meios, uma aproximação mais pessoal, conversar de vez em quando e trocar algumas experiências. 

Não pedir favores 

Muitas pessoas querem ajudar, mas se você não faz essa solicitação, fica difícil estabelecer um relacionamento, deixe claro o que você deseja e não tenha receio em pedir auxílio. 

“O networking é necessário, mas precisa ser bem estabelecido. Caso contrário, você pode prejudicar o seu relacionamento com os colegas de profissão. Porém, quando bem estruturado, ajuda a chegar a um patamar diferenciado na sua carreira, com possibilidade de se tornar referência, trabalhar no exterior e fortalecer sua marca.” finaliza a CEO Madalena Feliciano.

Mais Sobre Madalena Feliciano:

Mãe de 05 filhos, 02 netas, Madalena Feliciano é Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.

Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.