CSI à parte, você sabe o que faz um perito médico?

Read Time:2 Minute, 27 Second

Conheça um pouco sobre a função da perícia médica e saiba como entrar para esse mercado de trabalho

CSI à parte, você sabe o que faz um perito médico?
Créditos: iStock

:

Quando falamos sobre a área da saúde, logo vem à mente um clínico geral, cirurgião, pediatra, enfermeiros, nutricionistas, entre outras funções da medicina preventiva. No entanto, existem outros profissionais que são igualmente importantes, embora menos reconhecidos. É o caso dos peritos médicos.

Muito lembrados pela série de TV CSI, o ramo de perícia possui alta demanda e tem bastante dinamismo no dia a dia, com a vantagem de ser uma atividade possível de se conciliar com outras especializações médicas mais tradicionais. Mas se engana quem pensa que o perito médico só atua na área criminal: ele também pode atender tanto em clínicas e hospitais quanto atuar com perícia.

A vantagem é que essa área costuma atuar em conjunto com outras, o que gera um potencial financeiro mais alto.

O que faz um perito médico?

Em linhas gerais, o perito médico é um profissional especializado em elaborar laudos e pareceres periciais para uso nos processos nas esferas da Justiça Federal, Estadual e/ou do Trabalho. Ou seja, ele tem a função de assistente técnico: fornece os pareceres técnicos que envolvem o universo da saúde às autoridades na tomada de decisão desses processos judiciais.

Eis um bom exemplo: em um dado momento, um ex-funcionário requer uma indenização da empresa na qual trabalhava por doenças desenvolvidas por sua ocupação. A atuação do perito vem para elaborar um laudo que pode constatar se a ocupação daquela pessoa trouxe ou não condições e prejuízos ao seu estado de saúde. E esse laudo será apresentado perante ao juiz encarregado do caso.

Outro exemplo pode ser visto na área previdenciária, mas, desta vez, o perito médico realiza laudos em casos de benefícios por incapacidade para trabalho ou mesmo indenizações por acidentes de trânsito ou acidentes de trabalho.

Photo by Walter Otto

Para poder atuar em determinadas áreas, como funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é necessário também ser aprovado em um concurso público – no caso, o concurso do INSS. Após aprovado, o médico vai poder analisar documentos apresentados por uma pessoa e, assim, estabelecer se há relação entre uma doença ou lesão com o trabalho daquela pessoa, para poder conceder, ou não, um benefício.

Mas como se tornar um perito médico?

Para exercer a profissão, é preciso, antes de tudo, a graduação em Medicina. Já durante o curso o aluno deve optar por especializações na área, como curso de Medicina Forense, por exemplo. Após finalizar a faculdade de Medicina, o recém-formado deve ingressar em uma pós-graduação em Perícia Médica, e, durante a pós, o futuro perito vai adquirir conhecimentos relacionados a elaboração dos laudos e conhecimentos de Responsabilidade Civil, Normas do Ministério do Trabalho, entre outras, que são fundamentais para conciliar a medicina e o poder judiciário.