Como o francês pode abrir portas no mercado de trabalho

Read Time:2 Minute, 3 Second

A língua está em terceiro lugar no ranking das mais faladas no mundo dos negócios

Como o francês pode abrir portas no mercado de trabalho
Créditos: iStock

Em um mercado de trabalho tão globalizado, falar outro idioma é um grande diferencial no currículo. O inglês é obrigatório em muitos casos, mas em outros é o francês que faz toda a diferença. Romântica e sonora, a língua francesa é também uma ferramenta muito importante no mundo dos negócios, já que é falada por 270 milhões de pessoas, nos 5 continentes e em 33 países do mundo, além de estar em terceiro lugar no ranking das línguas mais faladas no quesito negócios.

Mais oportunidade aqui

Existem atualmente 1.000 empresas francesas no Brasil, que geram meio milhão de empregos e investem cerca de 30 bilhões de euros por ano, de acordo com o jornal diário francês Les Échos. Além disso, segundo o Consulado Geral da França de SP, das 200 empresas com maior valor econômico aqui no Brasil, 15 são francesas. Das 10 empresas internacionais que mais cresceram no Brasil, duas são francesas. Ou seja, aprender francês é um diferencial que destaca o currículo por aqui mesmo.

Mais oportunidades lá fora

A França ocupa a quinta posição na lista das maiores economias do mundo e o segundo maior PIB da Europa, por isso aprender francês vai abrir caminhos para quem quer trabalhar nos mercados de luxo, automotivo, cosmético e de gastronomia, que se destacam no país. Em Quebec, província canadense que tem o francês como língua oficial, as oportunidades de emprego para estrangeiros são excelentes, principalmente nas áreas de tecnologia, enfermagem, games e manufatura.

Currículo turbinado

De acordo com o site brasileiro de classificados de empregos Catho, o francês  é a terceira língua mais presente em currículos e requisitada em entrevistas de emprego, ficando atrás apenas do inglês e do espanhol. O francês viabiliza oportunidades em países muito prósperos e desenvolvidos como França, Canadá, Bélgica e Suíça.

Hora de começar!

Para começar a aprender a língua francesa, não precisa mudar muito a rotina; aulas de francês online são eficientes, e dá para estudar nos horários livres, sem precisar interferir muito no cotidiano. Assistir a filmes em francês também ajuda a enriquecer o vocabulário e traz familiaridade com este idioma, que, além de sonoro, gera muitas oportunidades. A língua francesa também pode ser fundamental para quem deseja fazer especializações, cursos e mestrados fora do Brasil, e será um potencial competitivo muito grande para trabalhar em grandes empresas.

Photo by Gloria Villa