Ativo do Grupo Appian Brazil revitaliza mais de 96 hectares de Mata Atlântica na Bahia

Read Time:3 Minute, 8 Second

Atlantic Nickel, empresa do fundo, já reflorestou o equivalente a aproximadamente 100 campos de futebol em Itagibá-BA, com foco em uma mineração inteligente e mais sustentável

Transformar e desenvolver os territórios onde atua, aliado a um sólido compromisso com o meio ambiente e com a Integração Social. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração, desenvolve iniciativas voltadas à proteção e recuperação dos biomas nos quais o grupo possui operações. Um dos projetos realizados na Atlantic Nickel, produtora de concentrado de níquel no município de Itagibá, no Sul da Bahia, é voltado para o reflorestamento de Mata Atlântica, vegetação originária da área onde a unidade está localizada.

Desde que o fundo de origem britânica, com quase 4 anos de atuação no mercado brasileiro, assumiu a gestão do ativo, já foram reflorestados 96 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a aproximadamente 100 campos de futebol.

“O desenvolvimento sustentável e o compromisso com as gerações futuras são prioridades para as nossas empresas. Além das ações de reflorestamento na região, temos importantes projetos que englobam ações como doação de mudas para a comunidade local e o monitoramento da flora e da fauna originária da Mata Atlântica. “Essa é a nossa forma de operar, com respeito ao meio ambiente e integrados às comunidades onde atuamos”, explica Silvio Lima, Diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e SSMA, da Appian Capital Brazil.

Reflorestamento do entorno / Engajamento da população
Para dar suporte ao programa de reflorestamento, que tem potencial de produção de 100 mil mudas por ano, a empresa implantou no perímetro de operação da Atlantic Nickel um viveiro, que produz espécies locais como Jacarandá da Bahia, Pau Brasil, Ingá de Metro, Aroeira, Ipê, Genipapo e Pinho, sendo plantadas na região e entorno. Essas mudas também são distribuídas para empregados e parceiros em eventos promovidos na comunidade.

No mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Itagibá recebeu 1.000 mudas para plantio na cidade, engajando a comunidade local. Além disso, cerca de 1.000 mudas também foram distribuídas em Ipiaú, por meio de um Drive Thru solidário que arrecadou alimentos a serem destinados a uma ONG do município.

Meta: reflorestar mais 60 hectares de Mata Atlântica

A Atlantic Nickel, ativo do grupo Appian Capital Brazil, possui uma área de preservação ambiental de 542 hectares, na região baiana, localizada nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais. Para 2022, a meta é recuperar cerca de 60 hectares adicionais de Mata Atlântica. O reflorestamento é feito pela conjunção de dois métodos: Plantio Tradicional, que consiste na retirada de vegetação antropizada (com características naturais alteradas), sendo submetida a reabilitação da vegetação por meio do plantio de mudas nativas. E a Nucleação, que atua na formação de “ilhas” ou núcleos de vegetação de espécies com alta capacidade ecológica para melhorar significativamente o ambiente, como a própria dinâmica da floresta. Nesta última, não há retirada de vegetação, apenas de um núcleo de um tamanho de 2 metros por 2 metros. Nas bordas, são plantadas as espécies primárias, que têm crescimento mais rápido e geram sombra para as demais, menos resistentes ao sol, que serão inseridas na região central.

Sobre a Appian Capital Brazil
O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel — operação de níquel sulfetado no sul da Bahia — e a Mineração Vale Verde (MVV) — empreendimento de cobre no Agreste Alagoano.

A Appian e todos os seus ativos possuem o compromisso com as melhores práticas ESG, incluindo a conformidade com os Princípios do Equador e os Padrões de Desempenho da IFC sobre Sustentabilidade Social.