Em plena expansão nacional e internacional, o Accountfy, plataforma SaaS que facilita as atividades da gestão financeira, prevê dobrar de tamanho em 2022, repetindo o bom desempenho dos últimos anos. Em julho, a startup, fundada por Goldwasser Neto (CEO) e João Mano (COO), completa cinco anos, e, durante esse período, cresceu três vezes em seu faturamento anualmente. O aniversário chega com várias conquistas: presença em cinco países, incluindo Estados Unidos, 170 colaboradores e um crescimento de 25% no número de novos clientes.
Um dos impulsos para a ampliação da atuação em novos mercados, em especial o norte-americano, onde abriu uma filial em 2021, veio do aporte de US$ 4,5 milhões que o Accountfy recebeu da Redpoint eventures e da HDI Seguros no ano passado. O montante foi complemento a um investimento no valor de US$ 6,5 milhões realizado pelas duas empresas em 2019 – utilizado para contratação de equipe, desenvolvimento da plataforma e criação da máquina de vendas.
Hoje, as operações no Chile, Colômbia, México e Peru representam 7,5% da receita da empresa. No longo prazo, um dos objetivos estratégicos é que o mercado latino-americano, sem considerar o Brasil, componha 40% dos negócios do Accountfy até 2024, e ter presença consolidada nos EUA por meio de parceria locais.
“A contabilidade é uma linguagem universal. Embora existam diferenças de padrões de contabilização, a lógica contábil é igual em todo o mundo. Isso faz com que, na prática, não exista restrição geográfica para utilização do Accountfy, tornando o mercado endereçável da plataforma muito significativo”, explica Goldwasser.
Para sustentar essa expansão, a empresa investirá, pelo menos, R$ 30 milhões nos próximos dois anos para acelerar o desenvolvimento do produto, com lançamento de novas funcionalidades e fortalecimento da infraestrutura de segurança e certificações.
Apenas em 2021, foram investidos R$ 7 milhões na área de tecnologia. “Ainda temos muito para desenvolver e consolidar o Accountfy como uma plataforma de soluções para os CFOs e profissionais da área de finanças. Por isso, decidimos ampliar os aportes”, diz.
Canais e parcerias
Para garantir uma capacidade de crescimento acelerado tanto no Brasil como no exterior, a empresa busca implementar a plataforma por meio de empresas integradoras, que, como parceiras, ficariam responsáveis pelo processo, ampliando a capacidade de onboarding de novos clientes.
Para João Mano, o desenvolvimento de uma rede de canais e parceiros é uma forma de ganhar mercado e capilaridade, além de se estabelecer em novos países, com custos menores. No caso do Brasil, a próxima alavanca de crescimento, segundo o COO, será por meio de canais e parcerias, principalmente com bancos e empresas de consultoria/auditoria.
“Entendemos que o desenvolvimento de canais e parcerias é o principal fator de aceleração de crescimento. Muitas empresas no Brasil não são atingidas pelas campanhas de vendas. Além disso, existem profissionais locais que exercem forte influência nas decisões das empresas”, afirma João Mano.