Com os processos cada vez mais tecnológicos, voltados para as necessidades dos clientes, as imobiliárias têm que se reinventar para se manter no mercado
A tecnologia foi uma revolução que chegou para ficar. Com a pandemia, que forçou todos a ficar dentro de suas casas, comprar pela internet foi se tornando cada vez mais comum,, obrigando as empresas a terem não somente um espaço físico, como também digital. Mas como fazer no caso das imobiliárias?
Este tipo de negócio, antigamente, consistia nas pessoas indo até a residência para realizar visitas, e somente então, fechar o negócio com o corretor de imóveis. Porém os lockdowns se espalhando rapidamente pelo mundo, e a necessidade crescente das pessoas por lares melhores, fez com que as imobiliárias mudassem de estratégia.
Foi então que começou a ocorrer a mudança para o digital, através de sites, ou até mesmo de redes sociais, onde as pessoas não tivessem que sair de suas casas para que pudessem fechar um negócio.
Esse processo de digitalização não ficou somente neste setor, mas se expandiu para outras áreas, o que acabou ajudando a superar este período tão conturbado da economia brasileira. Entretanto, para que isso tivesse resultados, foi preciso repensar toda a estratégia de em curto e longo prazos.
Mas essas mudanças serão duradouras?
Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos entrevistados relataram que iriam continuar comprando de forma online, mesmo quando a pandemia acabasse.
Este dado somente comprova que as mudanças tecnológicas vieram para ficar, e quem não acompanhar essas tendências tende a ficar para trás da concorrência, que já está de olho nesta parcela futura do mercado.
O que muda exatamente?
Para que a sua empresa consiga acompanhar as mudanças do mercado, é preciso pensar além de um site, ou uma presença mais forte nas redes sociais, mas é importante também alterar todos os processos da imobiliária.
Todo o CRM precisa ser alterado e repensado, assim como a gestão de leads e de novos negócios, fora outros pontos. Mas uma das mudanças mais drásticas era que, nas imobiliárias, o que mais valia eram indicações para aquisição de novos negócios, mas com essa digitalização, uma boa estratégia de marketing digital é o que garante clientes.
O papel do corretor também muda drasticamente, porque agora o cliente passa a ter mais controle sobre as suas exigências, saindo da esfera de dependência que os profissionais tinham para oferecer.
Isso permite uma maior liberdade para o cliente. O que vai realmente decidir se ele vai ficar com você vai ser a experiência que ele vai ter enquanto estiver na sua página, ou em contato direto com a sua empresa.
Tem algum lado bom nessa mudança?
Assim como os desafios, os benefícios também são bastante consideráveis. A otimização de tempo, com um CRM para imobiliária, por exemplo, garante que os processos internos sejam mais rápidos, permitindo o atendimento de mais clientes durante todo o dia.
Ele também permite que o corretor extrapole o seu território, podendo negociar diretamente com os clientes, mesmo fora da sua região de atuação. Também reduz a burocracia, aumentando ainda mais a satisfação da experiência do cliente.
Também permite uma organização e um acesso melhor aos dados dos usuários, permitindo oferecer serviços personalizados mais assertivos para cada cliente, aumentando as chances de fechar um negócio.
Contudo, mesmo com seus prós e contras, a digitalização das empresas é um dos principais passos para que seu negócio não acabe caindo no esquecimento e, consequentemente, perca espaço no mercado; portanto, quanto antes você começar, mais rápido virão os resultados.