Pets com alergia alimentar: saiba como a hipersensibilidade pode afetar o dia a dia do seu animal de estimação

Read Time:3 Minute, 45 Second
10 jun

Pets com alergia alimentar: saiba como a hipersensibilidade pode afetar o dia a dia do seu animal de estimação

Número de animais com algum tipo de alergia alimentar tem crescido nos consultórios; saiba identificar

Coceira na pele acompanhada ou não de lesões, lambedura nas patas, manchas vermelhas na pele, queda de pelo. Estamos falando de alguns dos sinais da hipersensibilidade alimentar, um problema que tem sido cada vez mais frequente em consultórios veterinários. “Essa hipersensibilidade é mais comum que a gente pensa. Por isso uma busca maior por esse assunto pode estar relacionada a um maior cuidado com a saúde pet, que na pandemia acabou recebendo mais atenção”, explica Marina Tiba, médica veterinária da Organnact, empresa que pesquisa e desenvolve suplementação e alimentação para pets.

O fato é que a alergia alimentar pode causar diversos problemas para a saúde dos bichinhos, e é preciso sempre desconfiar de qualquer alteração de comportamento. Isso porque a hipersensibilidade é caracterizada por uma reação adversa do organismo frente à ingestão de alimentos ou aditivos, como é o caso de corantes, conservantes, aromatizantes. “Pode, inclusive, estar presente nos petiscos que o animal consome, ou ainda em uma determinada ração oferecida”, conta Marina.

E algumas raças são mais propensas a desenvolver esse tipo de problema. Por isso, pais e mães de pets da raça Cocker Spaniel, Schnauzer, Shar-pei, Poodle, Yorkshire, Boxer, Lhasa Apso, Labrador e Buldogues inglês e francês devem ficar ainda mais atentos. “Não está associada à raça diretamente, mas essas são as que mais apresentam esse tipo de problema”, relata a médica. Entre os sintomas, também são frequentes vômitos, diarreias, otites frequentes, descamação, prurido anal, perda de peso e de apetite, entre outros. Por conta do desconforto, o animal ainda pode apresentar alterações de humor, como hiperatividade e irritabilidade.

Para evitar que a alergia incomode os animais – e possa até mesmo levar a complicações mais sérias, é muito importante que consultas periódicas sejam realizadas com veterinários. “Durante as consultas, é importante também comunicar que tipo de alimentação está sendo oferecida, assim como qualquer mudança no comportamento. Isso porque algumas vezes os sinais podem ser confundidos com outras doenças, como atopia, dermatite alérgica por contato ou por picada de insetos, por exemplo”, explica a veterinária.

Para resolver o problema, além de testes e exames específicos, é possível investigar a causa do problema por meio de dietas de eliminação. “Cada caso é um caso, por isso é preciso ter o acompanhamento médico. Mas quando se fala em alimentação de pets, é sempre importante não buscar apenas aquele alimento mais barato. Assim como os humanos, cães e gatos têm necessidade nutricionais que devem estar incluídas na dieta. Algumas rações secas contam com uma alta presença de cereais, aromatizantes, conservantes e proteínas de baixa digestibilidade por exemplo”, diz ela.

Alimentação natural como aliada

Uma forma de evitar o desenvolvimento de doenças como a alergia alimentar e que cada vez mais vem caindo no gosto de tutores é a alimentação natural. Além da não ingestão de substâncias químicas que podem existir na alimentação seca (de rações), esse modelo ainda pode oferecer proteínas, gorduras e carboidratos na medida certa para o animal. “A dieta natural pode ser encontrada de várias formas, sendo preparada pelo tutor em casa, ou ainda existem serviços de assinatura que oferecem uma marmita congelada, à vácuo e até mesmo em latas que passam por processamento térmico para conservar todos os nutrientes dos alimentos”, explica Marina.

Mas antes de montar um prato de arroz e feijão é preciso consultar um médico veterinário que entenda do assunto e possa montar uma dieta equilibrada. “As necessidades nutricionais dos animais não são iguais à nossa. A orientação e um profissional é sempre a mais adequada, até para evitar que outros produtos, como temperos, por exemplo, possam causar ainda mais danos à saúde do animal”, finaliza a veterinária.

Sobre a Organnact

A Organnact é uma empresa que oferece carinho para os animais e suas famílias. Estamos há mais de 30 anos produzindo o que há de melhor em suplementação para cães, gatos, cavalos e outros animais. Todos os produtos e serviços da Organnact oferecem experiências que aprofundam e fortalecem laços, nutrindo animais mais saudáveis e relações mais duradouras. Temos como missão oferecer nutrição e saúde para as famílias multiespécies, que pode assim ter mais qualidade de vida e, por consequência, mais momentos inesquecíveis.

Leia mais: https://www.noarcomunicacao.com/pets-com-alergia-alimentar-saiba-como-a-hipersensibilidade-pode-afetar-o-dia-a-dia-do-seu-animal-de-estimacao/