OPEN SELECT DELAS – Conexões e diálogos do Design Independente feminino, inicia nesta sexta-feira 10.06 e vai até domingo 12.06 com uma programação incrível no Instituto Ling.

Read Time:6 Minute, 3 Second

MOSTRA OPEN SELECT DELAS 

Conexões e diálogos do Design Independente feminino@open_designindependente 

Nos dias 10, 11 e 12 de junho acontece no Instituto Ling, mais uma edição da Mostra OPEN Select. Durante os três dias o evento vai reunir designers mulheres dos segmentos de decoração e moda para expor seus produtos e discutir o lugar das mulheres enquanto protagonistas do design. As mais de 25 designers mulheres e suas marcas estarão ocupando o salão principal, localizado no subsolo do centro cultural.

Uma das atrações será a participação de Cris Rosenbaum, fundadora e curadora da Feira da Rosembaum, que desenvolve um trabalho de extrema importância em uma plataforma criativa, reunindo artistas, designers e artesãos independentes com criações autorais e identidade brasileira. Recentemente a empresária abriu uma loja física em São Paulo, para a comemoração de dez anos de história da feira. Cris irá participar junto a Camila Farina curadora da OPEN Design Independente e as curadoras Ana Paludo e Cris Nora Riess da Fatto a Femme para debater o protagonismo feminino nas criações manuais brasileiras.

No evento o público é convidado a (re)pensar o lugar das mulheres enquanto protagonistas do design, conhecer e aprender sobre as histórias e propósitos por traz das criações de mulheres designers independentes, sob a curadoria de Camila Farina que convidou a designer Karine Freire e a designer visual Mariane Gaspary para construir uma programação que busca ampliar a participação e a visibilidade feminina em todos os âmbitos sociais da edição OPEN Select Delas.

Além da mostra, serão oferecidas palestras e painéis com convidadas de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O objetivo do evento é estabelecer conexões entre diferentes criadoras e evidenciar ao público, que tanto no design, quanto no empreendedorismo, as mulheres ainda são desvalorizadas pela história. A OPEN Select Delas quer desconstruir essa herança cultural e potencializar a força feminina do design independente brasileiro.

“A OPEN Select Delas vem problematizar essa herança cultural e mostrar que as mulheres do design independente também independem de imposições da tradição cultural e do mercado para produzir e prosperar. E que o fazer feminino é sempre uma mistura de inteligência projetual e emocional, ávida aos detalhes e ao envolvimento”, afirma Camila Farina, idealizadora e curadora da OPEN Design Independente.

O que: Mostra OPEN Select DelasQuando: 10.06, sexta-feira das 14h às 20h                11 e 12, sábado e domingo das 11h ás 20hOnde: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS

Entrada: Franca

Palestras: Gratuitas, mediante retirada de senha no local

Mais sobre a OPEN Design Independente: https://www.opendesignindependente.com.br/selectdelas

Informações para imprensa 

Infinito Press com Simiane Gil 51 981850938 infinito@infinitoassessoria.com.br

Entrevistas com Camila Farina 51 99659.9737

PROGRAMAÇÃO  

 

PALESTRAS – AUDITÓRIO 

SEXTA, 10/06

14h – Abertura da OPEN Select Delas 

17h – Carollina Lauriano_Interseccionalidade na Arte: Gênero, Raça e Identidade de Gênero – Mediação: Mariana Gaspary (APDesign-Patuá Estúdio) e Camila Farina

Curadora independente radicada em São Paulo. Curadora adjunta da 13ª. edição da Bienal do Mercosul, mostra que acontece em Porto Alegre em 2022. Em suas pesquisas, interessa discutir a inserção, desafios e conquistas de jovens mulheres artistas no mercado da arte, em espacial a inserção da mulher negra nesse contexto.  Neste encontro, Carol nos conta a sua trajetória, enquanto reflete sobre demandas sociais urgentes.

18h – Brinde de Abertura da OPEN Select Delas 

SÁBADO, 11/06

14h30h – Catalogação de designers brasileiros, uma pesquisa que localiza o design feminino em nosso país – Catarina Alencar (CE) – Mediação: Karine Freire e Camila Farina 

Catarina Alencar vai apresentar neste painel o resultado de um projeto de pesquisas, entre tantas lideradas por ela. O projeto realizou um mapeamento de designers brasileiras, de 2015 a 2020, divulgando os resultados e abrindo esse mapeamento para uma continuidade. Designer pela UFC e especialista em Negócios Sociais pela FAE Business School. Veste vários chapéus, mas os mais recentes são de professora na AGO Social e líder pelo ativismo climático no Climate Reality Brasil. Fundou o laboratório quando descobriu que seu lugar no mundo não é um espaço, é um ato. Lidera a área de estratégia e negócios.

16h – A cultura da diversidade em ambientes criativos – Louinnie Dandara (RS) – Mediação: Marianne Gaspary e Camila Farina.  

Um encontro com Louinnie Dandara. Mulher, negra, que conquistou espaço e protagonismo no trabalho em grandes empresas. Gerente de contas na Live Agency. Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios de Moda; Membro do GPNIC-RS (Grupo de Profissionais Negros da Indústria Criativa do RS); Membro do Comitê de Co Criação de Equidade Racial e Futuros da ARP (Associação Rio-grandense de Propaganda) 

Tem 12 anos de experiência na construção de branding e campanhas de comunicação para marcas de diferentes segmentos, atuando desde a estratégia até a fase operacional de projetos de comunicação interna e externa, offline e digital (gerenciamento de redes sociais e performance).

17h30 – Mulheres e ecossistemas de inovação – Jana Branco (PB) – Mediação: Karine Freire e Marianne Gaspary.  

Doutoranda em Design Estratégico (Unisinos), Mestra em Design da Informação pela UFPE, bacharel em Design pela mesma instituição, tem estágio e passagem pela University of the Arts London (UK). Atualmente trabalha como business designer, analista educacional e professora na CESAR School, e presta consultoria de Novos Negócios no Porto Digital,. Atuou como assessora de Design e Moda na Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe, mapeando tendências e foi curadora da Fenearte.

Entre suas ações estão a produção e colaboração em diversos projetos e exposições voltados para a área da Design, Negócios, Arte, Artesanato, Moda e Educação. Já foi professora de pós-graduação em língua inglesa e em psicopedagogia/arteterapia. Lecionou inglês durante sete anos em escolas de idiomas e cursos pré-vestibulares.

DOMINGO, 12/06

14h30 – Rompendo paradigmas. As mulheres e o fogo – Clarice Chwartzmann (RS-SP) – Mediação: Camila Farina e Karine Freire 

16h – Mulheres protagonistas do Design Independente – Camila Farina, Cris Rosenbaum (Feira na Rosenbaum-SP), Ana Paludo e Cris Nora Riess (Fatto a Femme-SC)

Mulheres que lideram grandes movimentos criativos, curadoras e diretoras de produção de eventos que expõe, impulsionam, revelam talentos no design independente brasileiro, na arte e no fazer manual de suas regiões. Camila Farina, curadora do Sul Global, fundadora e diretora da OPEN Design Independente, convida para uma troca muito potente as líderes da Feira na Rosenbaum – Cris Rosenbaum, referência nacional na curadoria de arte e do fazer manual brasileiro, que reúne em suas feiras e loja (que tem projeto de Marcelo Rosenbaum) produtos ímpares em uma curadoria afinada que revela a estética e a cultura de diversas regiões do Brasil – e Fatto a Femme – Ana Paludo e Cris Nora Riess que lideram a feira Fatto a Femme, uma iniciativa que expõe exclusivamente criadoras mulheres em feiras que são realizadas em Florianópolis, mas ganharam os holofotes nacionais, pela sua originalidade e pela inovação no formato. 

17h30 – Sonhos manifestos para o design independente: exercícios de otimismo apocalípticos propostos por Sidarta Ribeiro – Karine Freire (RS) 

PAINÉIS – CASES DE DESIGN EMPREENDEDOR FEMININO 

SALAS MULTIUSO

 SÁBADO, 11/06

14h30h – As cores como ferramenta de posicionamento e protagonismo feminino – Clarissa Marchetti16h – Design de brinquedos comandado por mulheres – Lume e Martha Dischinger 

 17h – Case Pimenta Mimosa Design Negro – Como nasceu e cresceu uma marca de acessórios

 ATIVIDADE PARALELA NO JARDIMSÁBADO, 11/06Coletivo No coração da agulha – Bordado Coletivo