Lavanderia organizada: 5 dicas para manter o cômodo limpo e em ordem

Read Time:2 Minute, 43 Second

A área de serviço é um espaço de indispensável atenção, pois contribui para que o cuidado com o lar seja mais fácil

Quando se imagina uma casa dos sonhos, geralmente, as primeiras imagens que surgem no imaginário remetem à organização. Não é por acaso que imobiliárias e corretores gostam de compor cenários dentro de um imóvel para acelerar o processo de locação ou venda. A maneira como os móveis e os itens decorativos estão dispostos nos ambientes encanta os olhos.

Photo by Emmanuel Ikwuegbu

Na rotina de um lar, a atenção com a ordem e a limpeza dos cômodos também tem o seu impacto. Afinal, espaços desorganizados costumam desencadear estresse, cansaço e uma queda no humor e bem-estar de modo geral. Essa constatação se aplica a quaisquer lugares, desde uma sala até a lavanderia ou ao “cantinho da bagunça”.

Embora a negligência com a área de serviço seja comum, as vantagens de investir em uma boa decoração e manutenção deste espaço são inúmeras. Parte delas reflete diretamente na praticidade e facilidade no controle e gestão da casa. Se esses dois benefícios já são suficientes para te convencer, fique atento às dicas para transformar a lavanderia em um espaço funcional e bonito.

1 – Invista na estrutura

Ter armários e prateleiras na área de serviço, planejados ou não, ajuda na disposição dos utensílios e produtos utilizados no dia a dia. Ou seja, será simples separar os itens por categoria, como, por exemplo, um nicho para desinfetantes e produtos para limpeza da casa e outro exclusivamente para a lavagem de roupas, com amaciantes, sabão e tira-manchas.

2 – Verticalize o ambiente

Quem mora em apartamento costuma ter uma lavanderia pequena. Logo, pendurar o que for possível se torna a solução ideal para manter o visual clean, fácil de limpar e, ao mesmo tempo, prático. O mesmo vale para os varais. No mercado, é possível encontrar versões aéreas e com cabideiros que aceleram a secagem e deixam as peças menos amarrotadas.

3 – Tenha bons eletrodomésticos

Para evitar transtornos e dores de cabeça, é recomendado o investimento em equipamentos de qualidade. Na lavanderia, esse conselho continua válido. Uma máquina de lavar roupa, uma secadora e um aspirador de pó são itens indispensáveis e que podem compor a decoração. Para isso, escolha eletrodomésticos da mesma marca, modelo e cor.

4 – Faça dos cestos os seus aliados

Convencer a família a aderir ao hábito de dispor a roupa suja em cestos térreos na área de serviço acaba com odores indesejados nos quartos e banheiros. Além disso, diminui o aspecto de bagunça e valoriza o equilíbrio da decoração. Outra dica é ter cestos suspensos para reservar a roupa limpa e dobrada que ainda será passada.

Photo by Bayu Syaits

5 – Reserve as “misturinhas” em borrifadores

Quem gosta dos cuidados domésticos costuma ter uma “misturinha” secreta para ajudar na limpeza de vidros, espelhos e até mesmo de manchas. Uma forma de armazená-las sem prejudicar a organização é com os borrifadores plásticos, facilmente encontrados em lojas de variedades. Etiquetar cada um auxilia na identificação e ainda oferece a chance de conferir personalidade ao ambiente, como as lousas adesivas que usam giz líquido.