Um dos maiores desafios dos empreendedores do mercado estético do Brasil é conseguir gerir sua clínica de uma forma que seja possível uma rentabilidade satisfatória. Muitas vezes isso acontece não por conta da postura dos donos desses empreendimentos, mas sim pela falta de compreensão do que é empreender, sobretudo neste ramo.
Como explicou Gustavo Medeiros, empresário do setor, há uma necessidade de uma melhor qualificação dessas pessoas no que diz respeito a gestão. “Na maioria das vezes, são pessoas da área da Saúde que começaram a empreender. Por isso insistimos tanto na questão dos princípios básicos da gestão. Isso tem que ser, de alguma forma, inserido nos negócios dessas pessoas”, mencionou.
Gustavo é o criador de um projeto que pode justamente intermediar o contato desses empreendedores com a indústria, na busca por fortalecê-los e gerar a possibilidade de pequenas clínicas terem seu espaço no mercado que é tão dominado por grandes franqueadoras.
“Foi daí que nasceu o ‘Cliniks’, que nada mais é do que um trabalho que tem o objetivo de educar empresarialmente essas pessoas, por meio de ensinamentos de contabilidade, sistema, gestão comercial, orientando-os até no como vender melhor, parte importantíssima da gestão e que muitos do mercado ainda não têm”, afirmou.
Para além disso, Gustavo informou que busca com esse projeto passar a ideia de que uma boa gestão se faz com capacitação e busca por soluções criativas e que deem aos empresários uma forma de agir que fortaleça o seu negócio.
“Temos a ideia, temos as ferramentas para iniciar o negócio. Temos o conhecimento do produto que pretendemos entregar. Então, mediante isso, o que pode faltar para que esse negócio seja bem sucedido? É justamente esse ponto que pretendemos passar a todos. Mostrá-los como pensar de forma estratégica de acordo com o que pede o mercado. Atrair cada vez mais consumidores e fidelizá-los. Oferecer um bom serviço e mediante ele e os aprendizados em gestão conseguir manter seu empreendimento com rentabilidade cobrindo custos e gerando renda”, finalizou.
Sobre Gustavo Medeiros
Gustavo Medeiros é formado em Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista, passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado estético, mas também de consultórios odontológicos.