Dia Mundial do Meio Ambiente: saiba como a energia solar pode ajudar a reduzir o aquecimento global
Em apenas 11 meses, estação de ônibus que utiliza energia fotovoltaica em Belo Horizonte evitou a emissão de 1 tonelada de gás carbônico na atmosfera
O uso de energias limpas e renováveis, como a solar fotovoltaica, pode ajudar o planeta a reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Isso porque o sistema utiliza a luz solar (recurso que não se acaba) e contribui para a descarbonização da atmosfera, por não emitir nenhum resíduo na geração de energia, o que não ocorre com as fontes poluentes como as termelétricas, por exemplo. Em relação à sustentabilidade ambiental, até um pequeno sistema fotovoltaico pode apresentar bons resultados, como é o caso de uma estação tubo em Belo Horizonte que, em menos de um ano, já evitou a emissão de 1 tonelada de gás carbônico (CO2), a partir da energia gerada.
O projeto foi implementado pela L8 Energy, empresa especializada na Industrialização e Distribuição de Sistemas Fotovoltaicos, em parceria com a BH Trans na estação tubo UFMG e utilizou 56 nódulos de filme fino na captação da luz solar. Desde que entrou em operação, em junho do ano passado, foram gerados 8,3 mil kWh, energia suficiente para cerca de 8 mil banhos, com uma economia de aproximadamente R$ 7 mil.
“A energia solar é uma ótima alternativa para reduzir a pegada de carbono. Quem investe em sistemas fotovoltaicos está investindo em uma fonte limpa e renovável, ajudando o meio ambiente na redução da emissão de gases de efeito estufa e do uso de outras fontes poluidoras como as de origens fósseis”, destaca Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy.
Guilherme Nagamine destaca que o avanço da tecnologia fotovoltaica tem propiciado o desenvolvimento de produtos mais acessíveis e eficientes nos últimos anos, como por exemplo, a telha solar, que gera 5% mais energia do que os tradicionais módulos solares e ainda possuem um design diferenciado, que pode ser integrado ao projeto arquitetônico. “Em Jataí, no interior de Goiás, participamos da implantação de um sistema em uma residência que foi coberta com 750 telhas solares. Os resultados foram promissores, com geração mensal de energia de 5.500 kWh e redução anual de 12 toneladas de gás carbônico na atmosfera”.
Negócio limpo e sustentável
A empresa, com sede em Curitiba, comercializou no ano passado equipamentos e sistemas fotovoltaicos suficientes para geração anual de mais de 54 gigawatts (GW). A estimativa é que esta quantidade de energia gerada irá evitar a emissão de mais de 8 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) publicados em maio deste ano, mais de 22 milhões de toneladas de gás carbônico já foram evitadas por sistemas solares fotovoltaicos no Brasil desde 2012. Apesar de responder por apenas 7,6% da matriz energética brasileira, a geração de energia solar vem crescendo nos últimos anos e, em abril, a potência instalada de energia solar chegou a 15,3 gigawatts (GW) em todo o Brasil, com mais de 963 mil sistemas ligados à rede elétrica.
Sobre a L8 Energy
A L8 Energy é uma empresa do Grupo L8 e atua na Industrialização e Distribuição de Sistemas Fotovoltaicos por todo o Brasil. É referência em soluções inovadoras para geração de energia como a Telha Solar L8.
Foto: divulgação