Uma higienização correta, além de trazer durabilidade às peças, é importante para a saúde
As roupas íntimas, como calcinhas, sutiãs, cuecas, biquinis, sungas e maiôs, requerem mais cuidados na hora da lavagem; além dos tecidos usados para a produção destas peças serem mais delicados, também tem relação com a saúde. Pois ao serem mal lavadas, podem criar fungos e bactérias, causando doenças e problemas muito sérios. Portanto, tomar o cuidado necessário para a lavagem dessas peças é fundamental para manter a higiene íntima.
Normalmente, os tecidos utilizados para a fabricação destas peças têm bastante elastano, para que seja confortável e se adapte melhor ao corpo. Por este motivo, é importante ressaltar que a lavagem em água quente faz com que a durabilidade da peça seja reduzida, já que o calor prejudica a trama e os fios do tecido. Porém lavar as peças íntimas com cuidado vai além da durabilidade dela, e o quesito saúde é tão importante quanto se uma peça irá durar ou não, embora este fator seja um ponto significativo.
Os primeiros cuidados ao lavar as roupas é separar adequadamente as peças íntimas das demais, pois é importante que elas sejam lavadas separadamente. Se atentar às etiquetas das peças também é algo que muitas vezes passa despercebido; porém, na etiqueta das roupas, tem um guia de cuidados que se deve ter com as peças, quais são os produtos ideais para a lavagem, secagem e também o que não deve ser feito.
Ao comprar produtos para lavar as roupas, procure comprar os que tenham uma composição mais natural, como os que têm glicerina, sabões neutros ou de coco, pois são ótimas recomendações dos especialistas na área. Escolhendo opções mais naturais, é possível que evite irritações ou alergias nas partes íntimas; outra opção é utilizar os sabões hipoalergênicos.
Hoje em dia, existem sacos para a lavagem especial de roupas íntimas, caso prefira lavar sutiãs e calcinhas que tenham renda, separados das demais peças. E prefira água fria para que as roupas durem mais, além de colocar a máquina para lavar em modo delicado, e verifique se as peças tiveram um bom enxágue dos produtos.
Colocar as calcinhas, sutiãs, cuecas com abertura ou sem, maiôs e biquínis para secar à sombra é o ideal, mas caso prefira utilizar a máquina de secar para dedetizar, escolha a temperatura ideal que não prejudique a fibra do tecido das peças.
Portanto, cuidar das roupas íntimas, como preferir calcinhas de algodão e que tenham um forro ideal para ficar em contato com a região íntima, é o ideal para evitar doenças e manter a saúde do corpo.
–> Texto: Caroline Raiser