Conheça algumas maneiras de investir seu dinheiro em longo prazo

Read Time:2 Minute, 11 Second
Neste período de incertezas sobre aposentadoria e futuro, investir em algo em longo prazo pode garantir uma velhice mais tranquila

Créditos: iStock

Ganhar dinheiro na velhice é essencial na vida de um trabalhador, porém essa possibilidade não se aplica a todos os mais velhos. Investir em algo rentável em longo prazo, como aplicações na bolsa, ou acumular na poupança, são algumas das alternativas que os assalariados têm buscado para, quando não puderem mais trabalhar, terem uma estabilidade financeira melhor.
Quando você irá se aposentar? Essa pergunta nunca é 100% respondida pelos jovens, pois muitas incertezas estão relacionadas a essa questão. Com as leis trabalhistas se alterando, a maioria não tem noção de quando irá se aposentar, e neste quesito, ter conhecimento de investimentos, estruturá-lo, pode ser um grande aliado para a futura e tão sonhada independência financeira.
Existem diversas formas de criar uma rentabilidade em longo prazo, e você precisa ter conhecimento de poupanças, aplicações e uma base sobre finanças. Conheça algumas alternativas de investir o seu dinheiro.

Fundos de investimentos

Os fundos de investimentos são uma ótima forma de ganhar dinheiro em médio e longo período, pois eles têm a finalidade de serem aplicados de maneira conjunta no mercado financeiro, onde os lucros são repartidos proporcionalmente ao investimento feito por cada pessoa. Existem fundos que podem divergir no quesito prazo, porém o mais indicado é que essa opção seja para aposentadoria.

Investir em Tesouro IPCA

Fazer investimentos no Tesouro IPCA é muito vantajoso ao investidor, pois a aplicação é feita pelo tesouro direto indexada à inflação, onde é devolvido o valor investido, mais a taxa de juros acrescida. Essa forma de investimento garante um maior poder de compra, pois o título é remunerado pela variação da inflação em uma taxa prefixada, ou seja, o seu capital é protegido de possíveis crises que possam atravessar a economia.

Previdência privada

Realizar uma previdência privada é perfeito para quem deseja complementar a aposentadoria. Ela é composta por fundos de investimentos que são adquiridos por intermédio de instituições autorizadas. Esse tipo de investimento passou a ser mais interessante após a Reforma da Previdência, que mudou as regras do benefício e tornou mais difícil o caminho dos brasileiros até a aposentadoria.
Existem dois tipos de previdência: fechada e aberta. A previdência complementar fechada, também conhecida como fundo de pensão, é oferecida apenas por algumas empresas aos seus funcionários e também por entidades de classe a seus associados. Já a previdência aberta fica disponível para qualquer pessoa que queira obter um plano ou qualquer empresa que queira oferecer previdência como benefício aos colaboradores.