Brasília recebe nesta quinta-feira o Internacional Bombarco Show e a ESSOR é a seguradora oficial do megaevento

Read Time:3 Minute, 49 Second
 

 

Logotipo Descrição gerada automaticamente

 

De 9 a 12 de junho, o Lago Paranoá será palco da atração aberta para visitas presenciais e online, com transmissão em três idiomas, tradução simultânea em inglês ao vivo para todo o mundo. O objetivo é mostrar lançamentos, tendências e inovações do movimentado e atraente universo náutico

Pedro Simões, gestor do seguro náutico da ESSOR, explica que nos últimos dois anos, com a pandemia, houve um aquecimento do mercado de embarcações de recreio. “Foi uma tendencia mundial. Algumas pessoas buscaram o isolamento social nos barcos e outras resolveram aproveitar mais os momentos de lazer”.

Fábio Fiori Avellar, da Brancante Corretora de Seguros, uma das poucas especializadas em embarcações e que está há mais de 25 anos neste mercado, parceira da ESSOR, comenta que desde o início da pandemia houve um aumento de 20% na carteira de seguro náutico. “A venda de barcos novos e usados está aquecida. Os estaleiros trabalham com prazos de entrega alongados. E este movimento traz reflexos em toda a cadeia náutica, inclusive nos seguros”.  

As coberturas mais procuradas são o seguro de casco, o de Responsabilidade Civil e o de remoção dos destroços. A ESSOR atua no segmento de embarcação de recreio e desenvolve uma linha de cobertura completa. São seguros complexos, que envolvem riscos diversos, inclusive climáticos. Todo o trabalho é realizado com uma avaliação prévia criteriosa, feita por equipe especializada para entender as condições não só da embarcação, bem como do local de atracação, perícia do comandante etc. O foco da seguradora está no segmento de pequenas e médias embarcações, que inclui barcos, veleiros e motos aquáticas.

Além do aumento na procura e fechamento de negócios, Simões observa que o perfil do comprador do setor náutico também está mudando. Nos últimos dez anos percebemos a presença feminina mais forte, não só comprando, mas também pilotando as embarcações. E isso é muito bacana, mostra que estão conquistando uma capacidade financeira e modificando este setor que é predominantemente masculino”. 

Histórico – A venda de barcos cresceu na pandemia e impulsionou setor de seguros. Enquanto muitos adaptavam a casa para home office, outros preferiram trabalhar no mar e comprar barcos. Assim como a venda de seguro residencial, o de embarcações também cresceu durante a pandemia.

A venda de barcos novos e usados está aquecida no Brasil e no exterior e traz reflexos na cadeia náutica, inclusive seguros. Além de visível o aumento de embarcações de passeio na costa brasileira, dados do setor marítimo informam que o Brasil tem cerca e 900 mil barcos de lazer.

“O isolamento social com a pandemia e as restrições de viagens internacionais foram fatores que impulsionaram o mercado náutico como forma de lazer seguro com a família”, argumenta Fábio Fiori Avellar.

Segundo Pedro Simões, o mercado náutico é um mercado específico e é preciso ter muita experiência para fazer uma subscrição de risco adequada. É necessário ser especialista e ter programas de gerenciamento e mitigação para oferecer aos clientes a assessoria e a tranquilidade que eles buscam ao comprar um seguro”, acrescenta. 

A ESSOR atua no segmento de embarcação de recreio há 5 anos e vem se especializando ano a ano. “A subscrição detalhada para não ter problemas na hora da indenização e avaliação caso a caso são alguns dos diferenciais da seguradora, além da agilidade no atendimento ao cliente, que tem uma resposta em até 48 horas para cotações, por termos investido em um sistema operacional digitalizado”, afirma Simões. 

Apesar de todos os riscos de sair de barco por aí, não são todos que têm seguro. Em média, o custo para manter um barco oscila entre 10% a 20% do preço de aquisição, considerando-se marina, manutenção, combustível e seguro. Segundo os especialistas, o preço do seguro gira em torno de 0,5% e 2% do valor do barco. “É o menor custo considerando todos os custos de manutenção da embarcação”, acrescenta Avellar.  

Serviço |

Evento: Internacional Bombarco Show – 1ª feira presencial e virtual de barcos do Brasil

Data: 9 a 12 de junho

Horário: 15h às 21 h

Local: Lago Paranoá, em Brasília/DF, e no endereço eletrônico www.bombarcoshow.com.br

 

*Quem chegar de barco terá serviço de embarque e desembarque disponível.

Sobre a Essor |

 

A ESSOR Seguros S.A. é uma empresa do Grupo SCOR, uma das maiores resseguradoras mundiais. Atuamos no Brasil desde 2012 com soluções exclusivas e produtos diferenciados, que permitiram atingir a liderança em seguros Agrícolas e Transporte de Passageiros, que são distribuídos pelos mais de 7 mil corretores de seguros parceiros.