BenchMICE lança 1º Guia de Boas Práticas em Feiras e Exposições – PAUTA.

Read Time:3 Minute, 28 Second

Evento Único

 

Material será aberto ao mercado em evento ao vivo gratuito no próximo dia 14

 

A Comunidade BenchMICE, grupo fechado para gestores/buyers de eventos de grandes marcas, administrado pela Evento Único, lança, no próximo dia 14 de junho, o primeiro Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições. O material foi elaborado a partir da demanda de marcas de vários segmentos de mercado que investem, em média, R$ 1,5 bilhão por ano em eventos corporativos, feiras, congressos e patrocínios, com o apoio de empresas fornecedoras e organizadoras de Feiras.

Entre os pontos que estarão abordados no Guia, estão recomendações sobre o modelo de venda do metro quadrado para estandes, como devem ser calculadas as taxas em Feiras e Exposições, o que deve estar incluído no custo do metro quadrado e o que deve ser contratado à parte pelo expositor/patrocinador, quem deve ser o responsável pela contratação e pagamento de serviços, quais são os direitos do expositor na contratação de fornecedores e outros detalhes.

“São pontos sensíveis que há tempos incomodam os gestores que investem alto na contratação de eventos e o mercado ainda não disponibilizava de um material que pudesse dar direcionamentos nesse sentido. Todos os tópicos do Guia foram sugeridos e aprovados pelas marcas integrantes da Comunidade BenchMICE, e ainda lideranças do setor que assinam como colaboradores do Guia”, afirma a CEO da Evento Único, Roberta Nonis.

Formada atualmente por 140 Gestores de Eventos de 95 empresas, entre elas nomes como Nestlé, XP, Biolab, Aché, Nissan, Embraer, TIM, Novartis, Roche, Deloitte, BRF, P&G, Vivo, SulAmérica e Microsoft entre outras, a Comunidade BenchMICE busca unir clientes da cadeia produtiva da indústria de Eventos. Com agenda de reuniões mensais, oferece também atualizações de mercado, estimula o compartilhamento de boas práticas, promove o desenvolvimento contínuo dos profissionais e, como parte fundamental da agenda, incentiva o diálogo entre os stakeholders.

“Em uma destas rodadas de mercado, um tema ainda sem solução surgiu: o alto custo do m² para montagem de estandes em feiras e exposições paralelas aos congressos. O custo do m² já é alto, mas fica ainda mais quando impulsionado pelas taxas adicionais e serviços obrigatórios impostos por algumas promotoras de feiras e congressos. Foi, então, o embrião para o nascimento do Guia”, revela Roberta.

Desde 2017, a Evento Único atua com o objetivo de oferecer aos profissionais de eventos atualizações e conhecimento continuado, dar voz aos clientes junto ao mercado e fazê-los olhar com empatia para a cadeia produtiva, composta, em sua maioria, por empresas de médio e pequeno porte. Uma das principais iniciativas foi a criação da Comunidade BenchMICE, que nasceu em 2019 e se tornou um dos maiores e mais representativos grupos de Gestores de Eventos do país, com representantes de diversos segmentos, como indústria farmacêutica, química, automotiva, bens de consumo, serviços, telecom, entre outros.

“Somente a indústria de Eventos impacta mais de 50 setores da economia e tem histórico de movimentação anual no país de mais de R$ 930 bilhões. É uma indústria gigantesca, com índices maiores que o das próprias indústrias automobilística, farmacêutica e petrolífera, por exemplo. Conseguimos unir, na Comunidade, um dos principais grupos que desenvolve o mercado de eventos corporativos no Brasil. Temos ali desde profissionais com mais de 30 anos de experiência como os mais jovens, que precisam de ajuda até para escolher uma agência para executar seu evento. Nosso propósito é formar, proporcionar educação para que esses profissionais saibam trabalhar corretamente com eventos corporativos, dar voz às marcas, além de promover relações sustentáveis e éticas entre clientes e fornecedores”, complementa a CEO da Evento Único.

Além do Guia, que será aberto para o mercado, fazem parte das entregas da Comunidade outros materiais, como modelos de concorrência, política de eventos, cronograma de ações, checklists, modelos de briefing, indicações e outros itens que compõem uma biblioteca corporativa para Eventos, eventos mensais com conteúdo educacional em gestão de eventos e rodadas de mercado para discussão de boas práticas.

A apresentação na íntegra do Guia de Boas Práticas em Feiras & Exposições está marcada para às 17h30 do dia 14, em evento online gratuito. Mais detalhes e inscrições – https://www.evento-unico.com/liveguiaboaspraticas.