O ponto de encontro de inovação entre segurança eletrônica, poder público e empresas, contará com espaço para startups, educação e palestras
A Exposec 2022 contará com um pólo de inovações para Segurança Eletrônica, a Arena ABESE Conecte-se. Com curadoria da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o espaço contará com Ilha de Inovação, Ilha de Startups e um auditório que será palco de palestras sobre os principais temas que atravessam o mercado, como parcerias público-privadas, tecnologia para condomínios e portarias remotas, com os principais especialistas do segmento, autoridades públicas e gestores de segurança.
Auditório Abese Conecte-se
A área de 500m² dentro do principal evento de segurança da América Latina contará com um auditório para palestras nos três dias de Exposec. de 7 a 9 de junho. A programação foi dividida em eixos temáticos: Parcerias conectadas; Conexão de condomínios e Tecnologias de Segurança; Ações de inovação conectando organizações públicas e privadas e transformando cidades.
O primeiro dia começa às 14h30 com o discurso de abertura da presidente da Abese, Selma Migliori, Segurança Conectada via Parcerias Público Privadas, com a presença do General João Camilo Pires de Campos, Secretário de Estado e Elza Paulina de Souza, Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Em seguida, o palco recebe representantes da cidade de São Paulo para uma apresentação sobre o projeto de segurança urbana em parceria com a Abese, o Detecta. A programação ainda contará com debates Código de Conduta como ferramenta de prevenção e de performance do negócio e Visão do consumidor final: impactos da segurança nos negócios.
O segundo dia será dedicado aos condomínios, com debates sobre os temas: Mitos e verdades sobre os serviços de Portaria Remota, Síndico: até onde vai a responsabilidade em relação às tecnologias de segurança? e Como as tecnologias ajudam os síndicos de edifícios comerciais?. Já a quinta-feira, último dia de feira, receberá atores do poder público e entidades do ecossistema de inovação brasileiro para debater o impacto da tecnologia na vida dos municípios brasileiros. A programação receberá os participantes do Programa Nacional de Inovação Terra2 Inova, que vão ocupar uma área especial dentro da arena.
Conecte-se com o ecossistema de inovação brasileiro
A arena abrirá espaço gratuito para sete iniciativas de entidades do ecossistema do Programa Nacional de Inovação Terra2 Inova, co-fundado pela Abese, que possuem projetos e ações disruptivas que serão apresentadas às autoridades convidadas e a todo o público da feira. Os selecionados foram o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Instituto de Tecnologias Exponenciais (ITEX), BNDES, INOVA USP, Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN), e Agência de Desenvolvimento do ABC
O PNIT2I é um projeto mobilizador de Internet das Coisas, com a missão de fomentar o ecossistema de inovação. No último dia de evento, será a chance de se conectar com a proposta do projeto que será apresentada no painel Por dentro do Programa Terra2 Inova promovido pela ABESE, às 14h, no auditório da arena, com a presença do Coordenador de Inovação Industrial do Ministério de Ciências Tecnologia e Inovações, Guilherme de Paula Corrêa. Já às 16h, acontecerá o debate Projetos de Inovação de impacto Acadêmico e P&D no desenvolvimento econômico dos municípios, com representantes das entidades selecionadas.
Ilha de Startups
A Arena também reunirá startups com soluções que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas com o segmento de segurança eletrônica. O espaço será cedido para que as empresas apresentem soluções disruptivas e funcionais na maior vitrine do segmento da América Latina, que retoma as atividades presenciais neste ano. Para a presidente da Abese, Selma Migliori, é essencial que a inovação seja protagonista em todos os eventos que tenham compromisso com o futuro.
Ao todo, foram cinco selecionadas pelo Comitê de Startups da ABESE, como a LANUP, que chega ao evento com uma proposta para solucionar uma das dores do mercado de segurança eletrônica, a falta de mão de obra qualificada. A companhia oferece uma plataforma completa de gestão operacional de toda a jornada do time, automatizando o processo de recrutamento, seleção e qualificação antes da contratação, também trata a gestão dos profissionais já ativos na empresa.
Com foco no ecossistema de cidades inteligentes, a OMNICOG tem como objetivo utilizar a inteligência artificial para nortear decisões relacionadas a trânsito, turismo, educação e segurança pública. A startup é focada no conceito de smart cities com solução tecnológica que auxilia a visão humana na otimização da gestão de uma série de necessidades relevantes. Na prática, o algoritmo aplicado à gestão pública, por exemplo, ajuda a analisar preventivamente problemas de rodovias como buracos e sinalização, além de comportamento irregular de condutores, dentre outras possibilidades.
Outra startup que marcará presença é a NOLEAK DEFENCE, que tem como meta a otimização de recursos na central de monitoramento para que as empresas cresçam de maneira sustentável. Um diferencial e tanto em um mercado que não para de atrair novos clientes.
A Exposec – Feira Internacional de Segurança, acontecerá entre os dias 07 e 09 de junho no Expo São Paulo, na capital paulista. O hub de inovação, a Arena Abese Conecte-se, contará com uma programação especial para todos os dias do evento. Para mais informações acesse: https://abese.org.br/exposec/
23ª Exposec – Feira Internacional de Segurança
Data: 7 a 9 de junho
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 Vila Água Funda, são Paulo SP