Após a faculdade: saiba quais são as opções de atuação que um enfermeiro recém-formado possui

Read Time:2 Minute, 7 Second

No Brasil, dos 35 milhões de profissionais formados na área de saúde, metade são enfermeiros; conheça 4 áreas de atuação para esse profissional

Créditos: iStock

O profissional de enfermagem tem ganhado muita importância a cada dia que passa. Diferentemente do que a maioria pensa, o enfermeiro hoje é muito mais que um simples ajudante de médico, ele exerce papel fundamental dentro de um hospital, como primeiros socorros, receita de remédios, ou auxílio a diferentes necessidades dos pacientes.

Atualmente, dos 35 milhões de profissionais formados na área da saúde, metade são em enfermagem. Essa função se tornou muito importante, principalmente após a pandemia de Covid-19, onde a demanda por esse profissional nos hospitais aumentou consideravelmente. Além de garantir o bem-estar dos pacientes, os enfermeiros também auxiliam na qualidade de vida das pessoas em geral.

O estudante que acabou de se formar na faculdade de enfermagem precisa traçar um planejamento de carreira e saber quais áreas o seu nicho possui. Caso ele ainda tenha aquela imagem de que os enfermeiros precisam trabalhar exclusivamente em apoio ao médico, saiba que há diferentes frentes em que o profissional pode atuar.

Em quais áreas da enfermagem é possível atuar?

1 – Enfermeiro geral

O enfermeiro geral é talvez a função em que os profissionais mais atuam. Ele geralmente trabalha em hospitais públicos, ou privados, clínicas gerais, e sua principal função é coordenar a equipe do hospital. Ele atua mais no cuidado com os pacientes, dando suporte ao que cada um precisa, e além disso, também é responsável pela parte administrativa como cadastros e registros de quadros clínicos.

2 – Enfermagem pediátrica

Esse profissional tem o foco direcionado às crianças, como o próprio nome já diz. Esse enfermeiro precisa tomar um maior cuidado no trato com o paciente, pois geralmente as crianças são mais frágeis e precisam de uma atenção especial. Ele realiza o monitoramento de doenças graves, além de auxiliar na superação e recuperação dos pequenos.

3 – Enfermagem médico-cirúrgica

O enfermeiro desta função tem o objetivo de auxiliar o médico responsável em cirurgias de pequeno e médio porte. Ele possui uma responsabilidade muito maior que as outras funções, pois atua como braço direito do cirurgião, ajudando nas necessidades tanto do paciente como do médico.

4 – Enfermagem home care

Uma tendência que muitos planos de saúde e clínicas oferecem é o profissional de enfermagem home care. Ele atua indo até a casa do paciente, ajudando de acordo com suas necessidades médicas, como realizar procedimentos básicos, ou até mesmo mais delicados. Nessa segunda opção, geralmente, possui acompanhamento de um médico.