O número anual de imigrantes registrados no Brasil cresceu 24,4% na última década. Atualmente, 1,3 milhão de imigrantes vivem no país e o Paraná é um dos destinos de quem tenta recomeçar a vida em território brasileiro.
A quantidade de estrangeiros que pedem refúgio no país também é representativa, somando mais de 57 mil pessoas, segundo dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare). Já as solicitações de reconhecimento da condição de refugiado chegaram a 28,8 mil em 2020.
Para ajudar esse público, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – desenvolve uma série de ações.
Uma delas é o “Acolhe UniCuritiba”, que será promovido nos dias 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h, no Campus Milton Vianna Filho, no bairro Rebouças. A iniciativa do curso de Relações Internacionais é voltada a imigrantes e refugiados que vivem na capital paranaense e na região metropolitana. Para participar é necessário fazer a inscrição em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.
Durante os três dias de evento serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas de Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação. A programação inclui orientação jurídica, serviços de beleza (cabelo e maquiagem), atendimento odontológico, avaliaçã -> ural, consultoria empresarial, orientações profissionais e formas de elaborar um currículo, saúde pet, informática básica e concurso gastronômico.
O professor Jorge Augusto Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica, explica que após a inscrição o UniCuritiba entrará em contato com os interessados, via e-mail, para fazer o agendamento das atividades. “Essa é uma das várias ações que já desenvolvemos em auxílio aos imigrantes e refugiados que vivem no Paraná”, diz.
Outras iniciativas
O UniCuritiba mantém um trabalho permanente de apoio a imigrantes e refugiados por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e de um convênio de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
Entre as iniciativas estão a edição de cartilhas, em diversos idiomas, sobre os direitos de estrangeiros e um curso online e gratuito de língua portuguesa. As aulas são ministradas por estudantes e professores voluntários. As cartilhas estão disponíveis em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.
O Centro Universitário também fechou uma parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para oferecer treinamentos na área de gestão e marketing para refugiados ucranianos que desejam empreender na região. A iniciativa tem o apoio do Consulado da Ucrânia e da Câmara do Comércio Brasil-Ucrânia.
SERVIÇO
- O quê: Acolhe UniCuritiba – atendimentos em Saúde, Gestão & Negócios, Ciências Jurídicas e Comunicação
- Quando: 13, 14 e 15 de junho, das 8h às 19h
- Onde: UniCuritiba – Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças)
- Quanto: gratuito
- Quem: imigrantes e refugiados que vivem em Curitiba e na região metropolitana
- Como: inscrições em https://www.sympla.com.br/acolhe-unicuritiba__1601061.