A presença das disciplinas relacionadas aos assuntos transversais no currículo pedagógico é uma determinação do Ministério da Educação (MEC). Os temas tratam sobre ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho, consumo, pluralidade e cultura. Segundo o órgão, eles são “voltados para a compreensão e construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política” e devem ser trabalhados dentro das áreas já existentes nos cursos.
Elas são importantes para o aprendizado de diferentes campos, pois têm o objetivo de contribuir na formação integral de todos os alunos, desde a educação básica até o nível superior. As instituições de ensino possuem autonomia para inserir outras temáticas – que sejam pertinentes com a proposta – nas disciplinas oferecidas. Os conteúdos relacionados aos temas transversais fazem parte de um conjunto de documentos que compõem a grade curricular, mais conhecidos como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Disciplinas transversais na UNIASSELVI
O plano pedagógico da UNIASSELVI é montado conforme as exigências do MEC. Luciana Fiamoncini Frainer, Coordenadora de Cursos da modalidade Ensino a Distância (EAD), na Instituição, explica que as disciplinas trabalham interpretação e compreensão de diferentes cenários e imagens que são apresentados atualmente por meio de livros, textos científicos, meios de comunicação e mídias sociais, por exemplo. E ressalta:
“Elas foram criadas com o objetivo de desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a formação pessoal e profissional, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho”.
Na UNIASSELVI, elas são distribuídas em:
- Estudo Transversal, que trabalha a interpretação e compreensão de diferentes mapas, gráficos e imagens que são apresentados atualmente por meio de livros, textos científicos, meios de comunicação, mídias sociais, entre outros materiais e ferramentas que se usam esses recursos em publicações;
- Estudo Transversal I, que estuda a construção da sociedade e as relações de consumo e tenta compreender essa dinâmica. Além de conhecer padrões de consumo e rejeitos, e como funciona a logística reversa;
- Estudo Transversal II, que aborda atualidade, relevância social e busca o entendimento da realidade da vida profissional, considerando região e interdisciplinaridade dos diversos contextos, estudando questões e problemáticas do cotidiano;
- Estudo Transversal III, que foca na proteção de propriedade intelectual, assim como nos direitos autorais, propriedade industrial e sua vertente de registro de marcas e patentes. E aborda assuntos de concorrência desleal e seu conceito;
- Estudo Transversal IV, que apresenta a importância do desenvolvimento da inteligência emocional no ambiente pessoal e profissional. Além disso, trata da consciência de si e o desenvolvimento da competência social;
- Estudo Transversal V, que busca compreender a relação entre tecnologia e trabalho, fundamentos da gestão do conhecimento, aprendizagem nas organizações, gestão de competências, incorporar culturas e valores organizacionais, conhecer o capital intelectual, a inteligência organizacional e a competitividade;
- Estudo Transversal VI, que estuda a Lei Anticorrupção Empresarial (LAC), Nº 12.846/2013 que procura a evolução da legislação sobre compliance no Brasil, a partir da análise dela;
- Estudo Transversal VII, que se concentra na comunicação como ruídos e barreiras, comunicação verbal e não verbal e comunicação assertiva na contemporaneidade;
- Estudo Transversal VIII, que identifica as possibilidades de divergências em uma negociação. Também descreve as principais técnicas de administração de conflitos e ensina a transformar desacordos em oportunidades.
Por Redação UNIASSELVI