A logística reversa é, exatamente, aquilo que sugere: o caminho inverso ao usado pelas empresas para alcançar o consumidor final.
O termo adquiriu força por meio da Lei nº 12.305/10 — ou Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Acontece que vai além do que está previsto na legislação.
Afinal de contas, a logística reversa tem um viés sustentável fortíssimo, e promove uma relação de qualidade entre as marcas e seus consumidores.
Ao longo deste artigo, vamos explicar o impacto positivo desse trabalho e também mostrar como aplicar a logística reversa na sua empresa.
Confira!
O que é logística reversa
Como mencionamos, trata-se do planejamento de um percurso inverso ao aplicado em sua logística convencional.
Ou seja: ela começa, agora, no seu consumidor final e tem o endereço da sua empresa/fábrica como destino.
E por quê?
Para reduzir significativamente a quantidade de resíduos e promover a reutilização e descarte correto de produtos.
O mais interessante é que isso tem um efeito positivo pluralizado para a sua organização, pois:
- favorece o reaproveitamento de materiais — e, consequentemente, otimiza os custos;
- diminui o impacto negativo da empresa no meio ambiente;
- contribui com medidas de sustentabilidade ambiental;
- reforça seu posicionamento de marca e agrega valor à relação com o público.
Com relação a esse último ponto, vale destacar o quanto isso é positivo para a perspectiva do consumidor, atualmente.
Em recente levantamento realizado pela IBM, 84% dos entrevistados disseram que sustentabilidade ambiental é determinante para formar opinião sobre uma marca.
Veja também: Crise mundial de logística eleva custo de vida no Brasil.
Qual o principal objetivo da logística reversa
No geral, a logística reversa foi pensada como um meio de agregar responsabilidade conjunta entre fabricantes, comerciantes, consumidores e o poder público.
Com isso, visa reduzir o descarte incorreto e o acúmulo de resíduos.
Exemplos de itens de elevado impacto prejudicial à natureza e têm espaço cativo na logística reversa:
- resíduos e embalagens de agrotóxicos;
- pilhas e baterias;
- pneus;
- óleos lubrificantes;
- lâmpadas fluorescentes;
- lixo hospitalar;
- eletroeletrônicos.
Também falaremos, adiante, sobre o uso da logística reversa dentro do e-commerce.
E cujo papel do código de barras e outras formas de rastreio são cruciais para que o produto retorne à sua empresa.
Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/10
A já citada lei foi, de agosto de 2010, explora também a definição do conceito de logística reversa.
Veja só:
“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
É, portanto, uma necessidade a ser adotada por empresas de diversos setores da sociedade.
Mas tem, também, seu valor inestimável para promover a sustentabilidade ambiental.
Por que adotar a logística reversa
Além dos fatores mencionados acima, a logística reversa pode ser reforçada por aspectos fundamentais no trabalho das empresas.
Veja quais são, a seguir!
Logística reversa e economia circular
Toda a essência da economia circular está ligada ao reaproveitamento de materiais.
Assim, o volume de lixo é transformado em diversos tipos de recursos, criando um novo ciclo.
Logística reversa e experiência do cliente
No que diz respeito à experiência do cliente, a logística reversa tem papel ativo e também diversificado.
Para a logística do e-commerce, esse caminho inverso é determinante para facilitar a vida do cliente.
Pode ser aplicado, por exemplo, caso a expectativa não tenha sido atendida.
Ou, até mesmo, porque o produto veio danificado ou o produto errado foi enviado.
E, assim, a logística reversa soluciona o problema habilmente.
O que, consequentemente, gera mais valor e confiança na relação com a sua marca.
Como aplicar a logística reversa
Veja um passo a passo para dar início à aplicação da logística reversa na sua empresa:
- mapeie os materiais usados na cadeia produtiva e o impacto deles no meio ambiente;
- estabeleça uma política objetiva e transparente para que o consumidor saiba, exatamente, como proceder para descartar esses materiais;
- estruture canais de atendimento específicos para atender questões relativas à logística reversa;
- alinhe os processos com as equipes responsáveis e defina ações e responsabilidades de cada funcionário e departamento.
Nesse sentido, convém usar um planejador de rotas para otimizar os trajetos da sua empresa — tanto na direção do consumidor quanto para a logística reversa.
Uma medida simples, funcional e de valor para agregar às atividades logísticas da sua empresa.
Conclusão
Vimos, neste artigo, que a logística reversa é uma ação de grande valor sustentável, para o meio ambiente, mas também para o desenvolvimento das empresas.
Pois, dentro do e-commerce, a medida tem valor operacional e de grande importância para o público-alvo dessas empresas.
A logística reversa não é só um alinhamento à legislação ambiental vigente, portanto.
É uma série de medidas que contribui com o crescimento de qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.
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