Por que adotar a logística reversa?

Read Time:4 Minute, 20 Second

A logística reversa é, exatamente, aquilo que sugere: o caminho inverso ao usado pelas empresas para alcançar o consumidor final.

O termo adquiriu força por meio da Lei nº 12.305/10 — ou Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Acontece que vai além do que está previsto na legislação.

Afinal de contas, a logística reversa tem um viés sustentável fortíssimo, e promove uma relação de qualidade entre as marcas e seus consumidores. 

Foto: Marcinjozwiak

Ao longo deste artigo, vamos explicar o impacto positivo desse trabalho e também mostrar como aplicar a logística reversa na sua empresa. 

Confira!

O que é logística reversa

Como mencionamos, trata-se do planejamento de um percurso inverso ao aplicado em sua logística convencional. 

Ou seja: ela começa, agora, no seu consumidor final e tem o endereço da sua empresa/fábrica como destino.

E por quê? 

Para reduzir significativamente a quantidade de resíduos e promover a reutilização e descarte correto de produtos.

O mais interessante é que isso tem um efeito positivo pluralizado para a sua organização, pois:

  • favorece o reaproveitamento de materiais — e, consequentemente, otimiza os custos;
  • diminui o impacto negativo da empresa no meio ambiente;
  • contribui com medidas de sustentabilidade ambiental;
  • reforça seu posicionamento de marca e agrega valor à relação com o público.

 

Com relação a esse último ponto, vale destacar o quanto isso é positivo para a perspectiva do consumidor, atualmente. 

Em recente levantamento realizado pela IBM, 84% dos entrevistados disseram que sustentabilidade ambiental é determinante para formar opinião sobre uma marca.

Veja também: Crise mundial de logística eleva custo de vida no Brasil.

Qual o principal objetivo da logística reversa

No geral, a logística reversa foi pensada como um meio de agregar responsabilidade conjunta entre fabricantes, comerciantes, consumidores e o poder público. 

Com isso, visa reduzir o descarte incorreto e o acúmulo de resíduos.

Exemplos de itens de elevado impacto prejudicial à natureza e têm espaço cativo na logística reversa:

  • resíduos e embalagens de agrotóxicos;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • lixo hospitalar;
  • eletroeletrônicos.
Foto: Pixabay

Também falaremos, adiante, sobre o uso da logística reversa dentro do e-commerce

E cujo papel do código de barras e outras formas de rastreio são cruciais para que o produto retorne à sua empresa.

Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/10

A já citada lei foi, de agosto de 2010, explora também a definição do conceito de logística reversa. 

Veja só:

“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

É, portanto, uma necessidade a ser adotada por empresas de diversos setores da sociedade. 

Mas tem, também, seu valor inestimável para promover a sustentabilidade ambiental.

Por que adotar a logística reversa

Além dos fatores mencionados acima, a logística reversa pode ser reforçada por aspectos fundamentais no trabalho das empresas. 

Veja quais são, a seguir!

Logística reversa e economia circular

Toda a essência da economia circular está ligada ao reaproveitamento de materiais. 

Assim, o volume de lixo é transformado em diversos tipos de recursos, criando um novo ciclo.

Logística reversa e experiência do cliente

No que diz respeito à experiência do cliente, a logística reversa tem papel ativo e também diversificado. 

Para a logística do e-commerce, esse caminho inverso é determinante para facilitar a vida do cliente. 

Foto: postcardtrip

Pode ser aplicado, por exemplo, caso a expectativa não tenha sido atendida. 

Ou, até mesmo, porque o produto veio danificado ou o produto errado foi enviado.

E, assim, a logística reversa soluciona o problema habilmente. 

O que, consequentemente, gera mais valor e confiança na relação com a sua marca.

Como aplicar a logística reversa

Veja um passo a passo para dar início à aplicação da logística reversa na sua empresa:

  • mapeie os materiais usados na cadeia produtiva e o impacto deles no meio ambiente;
  • estabeleça uma política objetiva e transparente para que o consumidor saiba, exatamente, como proceder para descartar esses materiais;
  • estruture canais de atendimento específicos para atender questões relativas à logística reversa;
  • alinhe os processos com as equipes responsáveis e defina ações e responsabilidades de cada funcionário e departamento.

Nesse sentido, convém usar um planejador de rotas para otimizar os trajetos da sua empresa — tanto na direção do consumidor quanto para a logística reversa. 

Uma medida simples, funcional e de valor para agregar às atividades logísticas da sua empresa.

Conclusão

Vimos, neste artigo, que a logística reversa é uma ação de grande valor sustentável, para o meio ambiente, mas também para o desenvolvimento das empresas.

Pois, dentro do e-commerce, a medida tem valor operacional e de grande importância para o público-alvo dessas empresas. 

A logística reversa não é só um alinhamento à legislação ambiental vigente, portanto.

 É uma série de medidas que contribui com o crescimento de qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe também: IFPA Brasil marca presença na Fruit Logística 2022.