Oportunidades para profissionais de vendas estão em alta: veja 5 habilidades que você precisa para ser contratado

Read Time:5 Minute, 17 Second

As vagas de emprego no setor de vendas são as que mais crescem no Brasil, segundo o Indeed

Com o relaxamento das medidas restritivas, as pessoas começaram a se sentir cada vez mais confortáveis em sair de suas casas não apenas para o essencial, mas também para passeios, entretenimento e, consequentemente, compras. Essa mudança no comportamento do consumidor impactou diretamente o setor de comércio, mais especificamente a área de vendas, que, segundo dados do Indeed, o site de empregos número 1 do mundo, teve um aumento no número de vagas para cargos como consultor de vendas, com crescimento de 23,8%, caixa da loja, 12,5%, vendedor, 8,7%, e vendas internas, com crescimento de 7,4%. Os dados referem-se a março de 2021 a março de 2022.

De acordo com Madalina Secareanu, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa do Indeed para LATAM, desenvolver e aprimorar constantemente as habilidades de vendas pode ajudar a melhorar a interação com os clientes e, consequentemente, alavancar o negócio e cumprir importantes metas de vendas. “Os vendedores de sucesso expandem constantemente suas habilidades para atender a uma variedade de clientes e aumentar o crescimento dentro de sua empresa. Quer você esteja começando na área de vendas ou já tenha estabelecido sua carreira, algumas dicas podem ajudá-lo a se tornar mais competitivo e garantir que você esteja aprimorando suas habilidades”

Existem várias habilidades importantes para conseguir um emprego em vendas e elas devem ser melhoradas para ganhar proeminência no mercado. O Indeed destaca 5 habilidades-chave que podem ajudar aqueles que procuram um emprego nesta área.

  1. Comunicação não-verbal

A comunicação não-verbal inclui as formas de como transmitir informações sem o uso de palavras. Isto pode incluir, linguagem corporal como expressões faciais, posturas e contato visual. Também pode incluir gestos e sorrisos, e o uso correto da comunicação não-verbal pode ajudar os vendedores a comunicar seu interesse e compromisso com a pessoa com quem estão falando. Por exemplo, um vendedor pode apertar sua mão quando chega, sorrir e sentar-se do outro lado da mesa. Enquanto fala, o vendedor pode acenar com a cabeça para indicar que está ouvindo e usar gestos de mão para enfatizar seus pontos.

  1. Adaptabilidade

A adaptabilidade é uma característica importante dos profissionais de vendas porque lhes permite compreender rapidamente novas situações e encontrar soluções para resolver problemas. É uma habilidade na qual a pessoa pode avaliar as mudanças para uma situação e identificar a melhor maneira de se comportar. A resolução de conflitos e o pensamento crítico são habilidades importantes na questão da adaptabilidade de um vendedor. Isso permite abordar cada cliente ou cliente potencial com uma estratégia única que melhor atenda ao consumidor.

Foto: Scott Graham
  1. Resiliência

Em vendas, a resiliência é a capacidade de manter a positividade e continuar fornecendo ao cliente o melhor serviço possível, apesar dos obstáculos que surjam. Isto melhora o profissionalismo, permitindo aos vendedores aprender com o que deu errado e se recuperar mais rapidamente dos erros. A resiliência também pode ajudar o vendedor a manter sua compostura quando uma interação de vendas não corre como o esperado.

  1. Organização

A organização permite que o vendedor administre bem seu tempo e esteja preparado para se encontrar com clientes e consumidores potenciais. Ao estar organizado, o vendedor pode identificar os melhores consumidores potenciais com quem falar. Ter todos os materiais prontos ao falar com o consumidor em potencial, como documentos informativos ou amostras, também ajuda. A organização também é importante para o vendedor mostrar seu profissionalismo ao gerenciar transações e compras.

Por exemplo, um vendedor pode usar a organização para avaliar clientes em potencial e criar um cronograma para chamá-los quando for mais conveniente para eles. Também é interessanre ter todas as informações sobre vendas atuais e futuras prontas para que possa aconselhar o cliente sobre o melhor momento para fazer uma compra.

  1. Aprenda a improvisar

Embora muitos vendedores de sucesso usem roteiros para estruturar suas apresentações, também é importante estar preparado para improvisar. Personalizar o pitch à medida que você aprende mais informações sobre uma empresa, geralmente, produzirá relacionamentos comerciais mais fortes e mais vendas do que um roteiro ensaiado. Improvisar o discurso de vendas também pode ajudar a se adaptar quando os clientes mencionam quaisquer barreiras ou preocupações sobre o produto em questão.

Para melhorar ainda mais as habilidades de vendas, Madalina menciona algumas outras dicas. “É bom participar frequentemente de eventos de treinamento em vendas, praticar habilidades de venda com amigos e colegas e, por último, mas não menos importante, estabelecer metas específicas para a melhoria das habilidades, para que você possa medir seu progresso. Por exemplo, você pode ter como objetivo ganhar mais clientes ou aumentar seus lucros totais de vendas”.

Metodologia

Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de janeiro de 2022 a abril de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação.

Sobre Indeed Brasil

Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego – totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com