Fundamentada no modelo de negócios de impacto, que almeja formas igualitárias de empreendimentos e de desenvolvimento humanizado, a empresa oferece insumos para o crescimento da comunidade onde as suas unidades estão inseridas Com seu pujante crescimento, em 2021, a empresa também expandiu seu negócio para o modelo de franquias Em um mundo globalizado e digital como o que temos hoje, o inglês, adotado como idioma universal, demonstra um forte efeito em rede. Isto é, quanto mais pessoas usam, mais útil ele se torna. Mas, como ter acesso ao ensino de idiomas, com qualidade e com baixo custo, dentro de um contexto de desafios que o poder público, por si só, não possui capacidade de resolver, seja por sua complexidade ou por seu volume e com poucos incentivos educacionais? É neste cenário que negócios de impacto social e de base tecnológica ganham força justamente por seu potencial de escala, agilidade e resolução mais rápida de problemas. Foi a partir dessa prerrogativa que nasceu a escola 4YOU2 IDIOMAS, uma startup de impacto social, voltada para o ensino de inglês, que tem como um dos seus pilares a ideia de que todos merecem e devem ter acesso ao inglês com qualidade a um custo acessível. “A 4YOU2 surgiu quando eu tinha 18 anos e vim para São Paulo fazer faculdade de Economia na Universidade de São Paulo (USP). Neste momento, percebi que era um dos poucos alunos de origem humilde, sem conhecimento da língua inglesa, e que isso poderia se tornar uma barreira para alcançar meus objetivos”, relata Gustavo Fuga, fundador e CEO da 4YOU2. O então jovem estudante e futuro empresário, na época, morava em uma república e hospedava alguns estrangeiros de diversas nacionalidades. “Aos poucos, fui adquirindo conhecimento e fluência no idioma pela convivência com estas pessoas e foi dessa experiência que tive a ideia de criar uma escola que pudesse trazer estrangeiros para dar aulas no Brasil para uma população que não tinha acesso a um ensino de qualidade e que fosse condizente com sua realidade econômica e, assim, promover um intercâmbio para este público”, comenta o empresário. A primeira incursão foi em uma ONG, na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O empreendedor identificou um espaço vazio no local em que atuavam e propôs levar os professores para iniciar a primeira turma da escola de inglês. Professores Estrangeiros Para pessoas que moram em regiões menos favorecidas, estudar um idioma pode parecer uma realidade distante e inacessível. É justamente para este público que a 4YOU2 tem focado a sua metodologia de ensino da língua inglesa que tem se transformado em um grande diferencial da escola. A didática aplicada na escola entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem e, desta forma, são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. Dentro da atividade educativa, os exercícios são feitos no aplicativo 4YOU2 Study, enquanto que as aulas presenciais são totalmente focadas em conversação, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico. É aqui que a presença de professores estrangeiros começa a fazer a diferença no ensino do idioma. Todos os professores são 100% estrangeiros na 4YOU2 e, a maioria, é graduado ou está cursando mestrado. Para viabilizar a integração, a startup cria uma estrutura para oferecer um intercâmbio para eles. A experiência pode durar de 6 meses a 2 anos. Gustavo conta que oferece o intercâmbio e não cobra por isso, pelo contrário, paga para a pessoa que optar por vir ao país para esta vivência, deixando bem claro que não é uma oportunidade para ficar rico, mas uma maneira de ganhar maior conhecimento para a vida pessoal e profissional. Por outro lado, os alunos locais também passam a ter uma experiência de intercâmbio, só que no formato inverso. A convivência com os professores estrangeiros possibilita a troca de informações culturais e comportamentais abrindo para eles um leque imensurável de conhecimento. Esse convívio permite melhora na fluência, crescimento de vocabulário, sem contar que o processo de aprendizagem se torna mais fluido. “O quadro de professores da 4YOU2 são de diversas nacionalidades com língua inglesa. Por que isso? O estrangeiro consegue apresentar mais detalhes da sua língua vernácula e, na maioria das vezes, de forma natural. Além disso, permite ao aluno o contato com diversos sotaques e ao ‘trocar ideias’ com o professor estrangeiro gerará uma dinâmica diferenciada, pois é usual uma palavra ter vários sentidos ou várias palavras significarem a mesma coisa, assim como no português”, explica Gustavo Fuga, CEO da empresa. Modelo de negócio Os negócios de impacto social têm ganhado cada vez mais relevância e são uma excelente alternativa para promover mudanças expressivas na sociedade, porque oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda. É assim que está fundamentado o modelo da 4YOU2: promover a universalização da educação da língua inglesa. É em meio a um quadro de aumento do custo de vida, discussões sobre ESG e demandas provocadas pela pandemia, que o modelo de negócios da 4YOU2 vem se consolidando porque, mais que aulas de inglês, a empresa vem oferecendo às pessoas a oportunidade de reconhecer o seu potencial de transformação e geração de impacto social. “A sede da 4YOU2 está localizada na região do Capão Redondo, zona sul da capital paulista, e por meio da nossa metodologia de ensino e serviços prestados, temos oferecido insumos, e com direito a participação direta, no crescimento da comunidade local, além de colaborar com a sustentabilidade já que não adotamos nenhum material didático impresso”, comenta o empresário. Expansão A expansão de um negócio revela que a corporação – independentemente de seu porte – está continuamente se reinventando para atender os anseios do mercado. No caso da 4You2, oferecer uma escola de ensino da língua inglesa com baixo custo, tem sido a mola propulsora para ampliar suas fronteiras. “Queremos entregar o que uma educação básica não entrega. Ou seja, habilidades linguísticas para potencializar o desenvolvimento sociocultural de jovens e adolescentes, possibilitando que eles se transformem em pessoas mais bem-sucedidas no mundo de hoje”, explica Gustavo Fuga. Com seu pujante crescimento, em 2021, a empresa expandiu seu negócio para o modelo de franquias, contando, atualmente, com oito franqueados no território nacional e 10 unidades próprias espalhadas pela capital paulista. “Atuando dentro do modelo de franquias podemos levar a 4You2 para outras localidades do país e promover mais conhecimento para a população daquela região. Por outro lado, temos a oportunidade de disseminar o nosso compromisso de transformação social e ambiental positiva, pois a nossa metodologia adota o blended learning, que une aspectos on e off-line para obter o melhor resultado possível entre os alunos. Isso permite reduzir consideravelmente os custos, tanto para a empresa como para os alunos”, revela o CEO. Hoje, a meta traçada no plano de expansão da escola é chegar a 35 novos franqueados até o final de 2022 com uma base de 3.000 novos alunos. Também está dentro de seu modelo de negócios as áreas de B2B (cursos para empresas) e B2C (cursos para alunos pessoa física). Sobre a 4YOU2 Fundada em 2012, por Gustavo Fuga, a 4YOU2 é uma escola de língua inglesa que busca transformar e democratizar o ensino de idiomas no Brasil, oferecendo cursos de inglês de alta qualidade com professores estrangeiros a um preço acessível para a população. Ao longo dos últimos 10 anos, a escola tem auxiliado seus alunos a conquistar habilidades linguísticas, compreensão cultural e confiança, para abrir um mundo cheio de novas oportunidades e experiências enriquecedoras. Como um empreendimento jovem e pulsante, a 4YOU2 acredita no poder da comunicação e inclusão social para impulsionar o progresso humano, por meio da sua metodologia de ensino. Na didática, os exercícios são feitos no aplicativo 4YOU2 Study, enquanto que as aulas presenciais são totalmente focadas em conversação, o que torna o aprendizado muito mais dinâmico. Mais que aulas de inglês, tanto professores como alunos participam de uma experiência de intercâmbio cultural. Em 2021, a empresa também expandiu seu negócio para o modelo de franquias, contando, atualmente, com 19 unidades próprias e franqueadas. |