Conheça o Unified Commerce, uma estratégia que vai além do omnichannel

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Com foco na experiência do cliente, esse método aposta em uma plataforma única, que centraliza canais e informações ligados ao varejo

A grande tendência do mercado atual são as plataformas Unified Commerce. Em tradução livre do inglês, esse novo conceito significa “Comércio Unificado”. Na prática, representa os esforços em centralizar cada etapa de venda em uma única plataforma. O objetivo deste modelo visa priorizar o cliente, entregando agilidade, comodidade e simplicidade durante as compras.

O mercado varejista figura entre os segmentos que melhor se adaptam às transformações tecnológicas e digitais. Ao se relacionar com o consumidor diretamente, consegue captar as principais mudanças da sociedade e adaptá-las para os seus modelos de negócio. Com isso, garante a busca contínua em entregar a melhor experiência para o cliente, quer ele esteja presente nas lojas físicas ou virtuais.

Foto: Patrick Tomasso

Diante da digitalização das relações comerciais e da popularização de aplicativos e ferramentas virtuais, a integração dos canais de venda se tornou pauta principal entre as empresas do varejo. No início, o usual era ter apenas um canal de comunicação; depois, apareceram as multichannel. Elas, apesar de terem mais de um meio, não se conectavam, tampouco dialogavam entre si, o que causava ruído na experiência com o cliente.

A evolução dessa fase surgiu com o omnichannel, estratégia que promove a integração de diferentes sistemas. Mas ainda foi possível melhorar o desempenho com o Unified Commerce, onde se cria uma plataforma única, com todas as informações sobre as vendas.

Como funciona o Unified Commerce?

Quem estava acostumado com o conceito de omnichannel pode achar que o comércio unificado representa apenas uma versão da estratégia anterior. Enquanto que, na verdade, o Unified Commerce soluciona falhas significativas ao entregar um único sistema onde os clientes acompanham ofertas, fazem compras e se comunicam com a empresa em tempo real.

Resumidamente o seu funcionamento se orienta por 4 princípios: Navegar (espaços unificados para que o cliente busque produtos); Transacionar (possibilidade de realizar transações no mesmo canal ou entre canais); Adquirir (autonomia na decisão de compra, com opções de entrega, reabastecimento automático e retirada na loja); e Consumir (estreitar laços com o cliente, por meio de serviços complementares de informação e comunicação).

Principais vantagens

Ao colocar um ponto final nas relações fragmentadas de compra, os benefícios para o consumidor se multiplicam com o bônus de praticidade. A pesquisa por presentes em datas comemorativas deixa de ser um desafio para se tornar algo prazeroso. Isso porque se torna viável buscar por um presente de Dia das Mães ou dos Namorados, comparar preços, opções, efetuar pagamentos e rastrear o pedido em uma única plataforma.

Ainda integra o conjunto de soluções apresentadas pelo comércio unificado o aceite de todos os meios de pagamentos disponíveis no mercado. Isso significa que o sistema aceita, inclusive, o Pix. Essa estratégia pode contribuir para a redução do índice de abandono do carrinho de compras nos comércios do país. Segundo o levantamento realizado pela Enext, a taxa média em 2021 girou em torno de 61%. Diante da liberdade para escolher o meio de pagamento, é possível que esse comportamento deixe de ser recorrente.

É evidente que o retorno positivo dessa estratégia também alcança o comércio varejista. Mais do que fortalecer a marca perante ao público e fidelizar clientes, dispor de um único sistema de vendas e comunicação com o consumidor permite uma avaliação mais assertiva e rigorosa sobre perfis de compra e comportamentos. Tais informações geram vantagens competitivas, pois servem de base para a definição de planos de ação.

–> Texto: Caroline Raiser