Colabore com o Futuro apoia ações de conscientização e a criação de políticas públicas para prevenção do câncer de ovário

Read Time:2 Minute, 30 Second

O dia 8 de maio é lembrado como Dia Mundial do Câncer de Ovário. No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 6.650 casos novos da doença em 2022.

O câncer de ovário é o segundo tumor ginecológico mais incidente e é diagnosticado, em grande parte dos casos, de maneira tardia, principalmente por não apresentar muitos sinais. Este fator prejudica o sucesso do tratamento e tem grande impacto sobre a mortalidade das pacientes.

A informação sobre os sintomas que podem dar indícios da doença, os hábitos que ajudam na prevenção e a importância do diagnóstico precoce pode salvar vidas. A Colabore com o Futuro, negócio social que mobiliza pessoas, empresas e governo em torno de causas da Saúde, desenvolve ações para conscientizar a população e desenvolver políticas para prevenir este tipo de câncer e garantir o acesso das mulheres aos tratamentos.

“Atuamos em várias frentes para dar voz a pacientes com câncer de ovário. Quando falamos em tumores femininos, mama e colo de útero são priorizados e o câncer de ovário é negligenciado”, afirma Soraya Araújo, especialista em Relações Institucionais e Ciências Políticas, sócia da Colabore com o Futuro. Ela vai participar no próximo dia 10/05, às 19h, de uma live sobre a importância da participação social na construção de políticas públicas de saúde, em parceria com a Associação de Combate ao Câncer de Ovário, no instagram da entidade.

 “Virada Oncológica” vai informar sobre o câncer de ovário

Nos dias 8 e 9 de maio, a Associação de Combate ao Câncer de Ovário (ACCO), organização que atua pela conscientização dessa causa, promove a Virada Oncológica. “Organizamos um evento virtual que contará com a participação de pacientes e oncologistas, ginecologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiras envolvidos na jornada da paciente, com o objetivo oferecer informações sobre a importância do combate à doença”, ressalta o presidente da entidade, Fernando Lima. O acesso é gratuito e com a possibilidade de interação pelo Instagram, no @cancerdeovario

“Não se trata de uma comemoração, mas de uma data que marca a luta de milhares de mulheres que enfrentam uma doença de sintomas silenciosos e diagnóstico frequentemente tardio e avançado com poucas chances de cura. Em outras palavras, enquanto esse cenário prevalecer estaremos perdendo vidas por falta de informação e conscientização de uma das doenças oncológicas mais letais que afeta a mulher. É urgente virarmos o jogo”, destaca Fernando Lima.

Projetos de lei propõem ações para prevenção do câncer de ovário

Diversas ações para informar e conscientizar a população sobre o câncer de ovário também ocorrem na esfera política. Uma delas é o Projeto de Lei 3193/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, de autoria do deputado estadual Danniel Librelon, que propõe a criação da “Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário”.

Outras iniciativas semelhantes ocorrem nas assembleias estaduais e no Congresso Nacional, para estimular a conscientização, prevenção e maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de ovário em todo o Brasil.