Única indústria de Pernambuco e primeira empresa italiana no Brasil a alcançar esse feito, a companhia encaminha 98,5% de seus resíduos para o descarte correto A Campari, uma das maiores empresas de bebidas destiladas premium do mundo, é a primeira empresa de destilados a receber a Certificação Lixo Zero. Com o índice de 98,5% de resíduos descartados corretamente, passou por uma auditoria rigorosa e receberá o certificado com validade de um ano. Em parceria com o Cocircular, instituto que treina e desenvolve as companhias e as preparam a serem zero lixo, a Campari evoluiu e é a única indústria de Pernambuco e a primeira empresa italiana no Brasil a receber o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, única organização no País autorizada pelo Zero Waste International (ZWIA) a certificar empresas que adotaram a metodologia Lixo Zero e reduziram o envio de resíduos para aterros e/ou incineração em 90% ou mais. Para formalizar a certificação, no dia 26 de maio, estarão presentes os responsáveis pelo selo Lixo Zero, representantes do parceiro Cocircular, colaboradores da fábrica, o presidente e outros integrantes da diretoria da companhia. “Essa conquista é de extrema importância para nós, pois é um reconhecimento dos esforços para mudarmos nossos conceitos e atitudes para a gestão de resíduos, cumprindo nosso compromisso de defesa do meio ambiente e do entorno da nossa indústria”, comenta Gustavo Rela Bruno, Diretor-geral da Campari no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ibope Inteligência de 2018, 98% dos brasileiros acreditam que a reciclagem é importante para o futuro do país. Por esse motivo, a transparência dessas iniciativas é a resposta para a maioria das soluções dos problemas ambientais que o planeta enfrenta. Em 2019, a Confederação Nacional das Indústrias divulgou uma pesquisa que demonstra que 76% das indústrias brasileiras já aplicam ações sustentáveis focando em economia circular, assim como a Campari, e daí surge a importância do selo para certificar que as iniciativas são verdadeiras e trazem resultados efetivos. A Campari aplica outras iniciativas sustentáveis e não tem intenção de estacionar as ações para a diminuição de resíduos descartados e faz um trabalho extensivo dentro da Abrabe, fomentando a indústria de bebidas para aceleração de reciclagem. Além disso, em busca de se tornar 100% Energia Verde, a fábrica conta com alimentação de energia eólica e solar e já iniciou o processo para essa certificação. O caminho para ser Lixo Zero Somente a Certificação Lixo Zero confirma e atesta que a empresa ou evento é, realmente, Lixo Zero. Para conquistar e manter esse certificado, alguns pontos determinados e o que foi melhorado dentro das companhias são avaliados e descritos em um checklist. Todo o processo de reestruturação da Campari para uma estrutura Lixo Zero teve início no começo deste ano, no entanto, toda a gestão de resíduos sólidos da fábrica já era realizada e um reflexo disso eram os resultados consistentes nos últimos anos, por exemplo, o aumento de mais de 95% dos resíduos reciclados ou compostados. Os processos foram aprimorados e a companhia passou a encaminhar corretamente os resíduos sólidos produzidos até zerar ou reduzir ao máximo o uso de materiais descartáveis, quando alcançou o índice de 98,5%. Para checar ao resultado planejado, os treinamentos passaram a ser mais frequentes para manipuladores dos produtos fabricados, houve melhora na comunicação com toda a cadeia do processo produtivo, tanto camparistas quanto contratados, acerca da gestão dos resíduos das áreas, por meio de comunicação visual, disposição de coletores, entre outras ações. “Todas as mudanças e o crescimento de um ano para o outro da Campari, além do empenho para realizar essas melhorias e se dedicar para manter suas práticas de redução de resíduos, levaram a empresa a se mostrar apta para a renovação da Certificação Lixo Zero”, finaliza Gustavo. Sobre o Campari Group: O Campari Group é uma empresa importante no setor global de bebidas, comercializando suas marcas em mais de 190 países ao redor do mundo com posições de liderança na Europa e nas Américas. O Campari Group foi fundado em 1860 e hoje é a sexta maior empresa mundial na indústria de bebidas destiladas premium. O portfólio do Campari Group, com mais de 50 marcas, está dividido em bebidas destiladas (seu principal negócio), vinhos e refrigerantes. As marcas de renome internacional incluem Aperol, Appleton, Bulldog, Campari, Cinzano, SKYY Vodka e Wild Turkey. Com sede em Sesto San Giovanni, na Itália, a Campari possui 22 fábricas em todo o mundo, tem a sua própria rede de distribuição em 22 países e possui mais de 4 mil colaboradores no mundo, sendo 180 no Brasil. A empresa tem sede corporativa em São Paulo e uma unidade fabril em Pernambuco. Para mais informações: camparigroup |