Evite que o animalzinho tenha problemas intestinais e estomacais por conta da ingestão dos pelos
A maioria dos brasileiros têm animais domésticos, amam o carinho, a atenção recebida por eles, e adoram cuidar dos pets como se fossem da família; normalmente, as pessoas escolhem gatos e cachorros para adotar e amar, e cada um deles tem personalidades diferentes. Porém muitos amam os felinos por conta das suas particularidades; afinal, eles são familiares, independentes, hábeis, curiosos, carinhosos, excelentes caçadores, estão sempre em alerta aos movimentos da casa e inteligentes, mas um fator que se destaca entre as qualidades dos gatos é que eles são extremamente limpos.
Eles costumam utilizar a sua língua para se autolimpar, e quem já recebeu uma lambida de um gato deve ter percebido que a língua deles tem um aspecto áspero, quase como uma lixa. Pois nela existem as papilas filiformes, que significa que são como pequenos espículos de queratina, se tornando ásperas e ideais para autolimpeza, além de auxiliar na mastigação dos animais. Porém, com o hábito de higiene constante, acaba que os animais ingerem os pelos, prejudicam o sistema digestivo e formam bolas de pelos no estômago, causando desconfortos, como falta de apetite, dificuldade para defecar, regurgitação, ânsia, prisão de ventre, dores abdominais, sinais de apatia e cansaço e até mesmo desidratação.
Essas bolas de pelo também são conhecidas com o nome de tricobezoares, que são a junção de pelos, suco gástrico, saliva e alimentos ingeridos. Porém existem formas de prevenir que o gato se limpe excessivamente, ocasionando essas bolas de pelos no estômago, como, por exemplo, sempre que possível, escove o animal, para eliminar o excesso de pelos, observe constantemente se existem pulgas no gato ou no local, pois ao ser picado, pode gerar dermatite na pele, fazendo com que o animal se coce ou se limpe com mais frequência. Manter água limpa e acessível para os gatos também auxilia, porque os mantêm hidratados, melhorando o sistema digestivo.
Outro fator importante é oferecer rações que contenham fibras e ricas em nutrientes, para que o intestino do animal funcione corretamente – petiscos e patês também podem ajudar desta forma, ajudando a eliminar os pelos através das fezes. Porém, caso seja necessário, existem medicamentos à base de omeprazol, que são somente para pets e destinados a revestir o estômago de irritações e desconfortos causados pela bola de pelos dos animais, como o Gaviz 10mg, por exemplo. Mas é fundamental que o gato tenha consultas com um médico veterinário responsável e de confiança para acompanhar o caso.
Portanto, ao escolher ter um animal doméstico como os gatos, é essencial cuidar do pet. Além de amor, comida fresca, água limpa, carinho, é também levá-lo ao veterinário, manter a saúde em dia, dar as vacinas necessárias, verificar se tem pulgas, escová-lo e, claro, brincar muito.
–> Texto: Caroline Raiser