Estima-se que 1% da população mundial tenha Doença de Parkinson e os números aumentam porque a doença degenerativa está ligada a questões ambientais como poluição e contato com agrotóxico. Apesar de não ter cura, tem tratamento e pode ter diagnóstico precoce.
Para falar sobre a doença e quais atitudes devem ser tomadas, Cris Angelini entrevista a fonoaudióloga e coordenadora do departamento de fonoaudiologia da Associação Brasil Parkinson, Dra Giovana Diaferia, que também é Neurocientista, certificada na área do Sono pela Associação Brasileira do Sono, Mestre e Doutora pela Universidade Federal de São Paulo, Especialista em Motricidade Orofacial e em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa.
“A Associação Brasil Parkinson lançou um ebook com informações sobre os sintomas que dão os sinais para um diagnóstico precoce. A Dra Giovana fala das ações necessárias para ter qualidade de vida, enfatizando a importância da Fisioterapia, da Fonoaudiologia e da Terapia Ocupacional. Nossa conversa, além de muito informativa, desmistifica a ideia de que o doente com Parkinson não tem como enfrentar o desafio de atenuar os impactos da doença”, explica Cris Angelini.
O programa “Atitudes para enfrentar a Doença de Parkinson” estreia dia 5 de maio, pelo Canal Angelini no Youtube e como podcast no Spotify.
Vera Moreira/ Assessora de Imprensa
(11) 3253-0729 e 99973-1474 – vera@veramoreira.com.br