A trinca perfeita para uma boa comunicação estratégica

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No mundo 4,9 bilhões de pessoas usam a Internet, de acordo com o estudo Digital 2022 da We Are Social e Hootsuite, o que representa 62,5% da população. Todas elas buscam e consomem informação digital de diferentes maneiras, o que é uma oportunidade imbatível para muitas marcas, pois aquelas que têm a melhor fórmula para alcançar a maior parte deste público alcançarão sucesso na rede.

 

Ganhar relevância na Internet não é uma tarefa simples, especialmente devido ao crescimento e flutuação dos dados que chegam a cada segundo. Isto se soma à enorme geração de conteúdo, ao nível de competição por palavras-chave e à especificidade das estratégias de marketing digital.

 

Embora tenhamos as ferramentas necessárias para alcançar um público maior, às vezes as estratégias de alcance não são tão eficazes, provavelmente porque são feitas isoladamente, ou seja, fazendo separadamente um plano de relações públicas, um plano de conteúdo, um plano de mídia digital ou social media, etc.“, afirma Martina Dapena Garay, líder regional Cone Sul na another, agência independente de comunicação estratégica.

 

É fundamental criar sinergia entre as áreas, em vez de considerá-las separadamente. Segundo o ditado popular: “a união faz a força“, e com isto em mente, três elementos fundamentais podem ser reunidos para gerar uma poderosa campanha de comunicação: estratégia de relações públicas, marketing de conteúdo e otimização de mecanismos de busca ou estratégia SEO.

 

Como se reúne a trinca da comunicação estratégica?

Para construir campanhas ou estratégias de alto valor são necessários três pontos relevantes: histórias atraentes que dêem maior alcance (marketing de conteúdo), aparecer no momento e local certos (SEO) e divulgação eficaz com a mídia certa (RP). Assim, boas narrativas, técnicas otimizadas de palavras-chave e posicionamento na mídia tier 1 ou 2 resultarão invariavelmente no alinhamento bem sucedido de três ferramentas básicas de comunicação.

 

Entendendo a simbiose da trinca de comunicação estratégica

Muitas vezes as marcas tratam o alcance das relações públicas, o conteúdo e o SEO como áreas individuais em vez de complementares para ter êxito nas estratégias de comunicação, que contribuem para os objetivos de negócio. Na another apostamos na integração total de nossas áreas de serviço, a fim de oferecer uma solução 360º que destaque o melhor de cada uma, entendendo como funcionam e sabendo como aplicá-las a cada setor“, diz Martina.

  • Por que RP precisa de marketing de conteúdo? Para uma empresa desenvolver relações benéficas com clientes e públicos, ela precisa de conteúdo que ressoe e comunique adequadamente uma mensagem de marca consistente, o que pode gerar oportunidades de relações públicas além de seu mailing imediato.
  • Por que RP precisa de SEO? O trabalho de SEO melhora a classificação do site de sua empresa nos resultados de pesquisa online. O conteúdo otimizado por palavras-chave pode ajudar a atrair a atenção da mídia para sua marca e ajudá-la a se classificar melhor no Google graças ao conteúdo de marca.
  • Por que o marketing de conteúdo precisa de relações públicas? RP estabelece uma base de confiança para uma marca. Assim, à medida que sua empresa gera e distribui seu conteúdo de marketing, a percepção pública construída por meio de RP empresta credibilidade a suas mensagens de marketing. Além disso, RP é essencial para divulgar as mensagens da marca e posicioná-las nos meios mais eficazes.
  • Por que o marketing de conteúdo precisa do SEO? Não importa quão espetacular seja o conteúdo do site ou do blog de uma marca, ele não converte leads em clientes se as pessoas não o virem. É por isso que o SEO ajuda a garantir que o conteúdo seja encontrado nas buscas online, o que leva mais clientes em potencial a um site ou blog.
  • Por que o SEO precisa de RP? Os esforços de RP podem gerar menções e links para seu site a partir de fontes confiáveis, como a mídia. Os backlinks de qualidade e as menções sociais estão entre os principais fatores de classificação do Google, e sua empresa pode experimentar um impulso de SEO. Além dos fatores de classificação, a própria exposição adicional pode direcionar mais tráfego para seu site.
  • Por que o SEO precisa do marketing de conteúdo? Quando uma marca tem um conteúdo consistente de alta qualidade, os resultados de SEO melhoram. Lembre-se: o Google leva em consideração as menções sociais ao classificar os sites nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Competir fortemente no mundo digital requer manter a sinergia entre a trinca de RP, marketing de conteúdo e SEO. É fato que cada elemento desta fórmula tem sua força separadamente, mas, juntos eles são muito mais poderosos quando alinhados para o bem comum.