SiDi lança comercialmente sua nova plataforma de treinamento remoto Brainy.e

Read Time:1 Minute, 35 Second

Campinas, 12 de abril de 2022 – O instituto de tecnologia SiDi está colocando à disposição do mercado de concessionárias de energia elétrica e fornecedores desse setor a plataforma de simulação e treinamento remoto Brainy.e. Resultado de um projeto desenvolvido pelo SiDi em parceria com a ISA CTEEP, transmissora privada de energia elétrica que atua no país, a plataforma Brainy.e tem como objetivo permitir a capacitação, de forma totalmente virtual, de técnicos que trabalham nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. 

 

“Para isso, a plataforma de treinamento inclui um simulador com mais de 137 subestações que fazem parte da infraestrutura da ISA CTEEP no Brasil”, explica Carlos Eduardo Pavarina, gerente sênior de TI do SiDi. Entre as características do Brainy.e, ele destaca os critérios de segurança cibernética rigorosos adotados em sua concepção e desenvolvimento. “Isso permite que os operadores sejam treinados para reagir a eventuais tentativas de invasão ou manipulação da rede por pessoas mal intencionadas”, afirma. “A plataforma é totalmente online, podendo rodar na infraestrutura de TI da concessionária ou em nuvem”, acrescenta Pavarina. 

 

A solução possui interface intuitiva e permite importar diagramas unifilares de forma ágil. Além disso, oferece flexibilidade para a criação de cenários reais de operação para os treinamentos, com a inclusão de manobras de rotina, condições de falha, blackouts e preparação para recomposição do sistema no nível da subestação. Seus recursos permitem, ainda, o tratamento estatístico dos resultados e a gestão individual do desempenho dos técnicos treinados.

A plataforma Brainy.e vem sendo utilizada pela ISA CTEEP há cerca de dois anos, facilitando o treinamento e atualização de aproximadamente 700 profissionais das áreas de operação e manutenção da empresa. Foi apresentada pelo SiDi no UTCAL Summit 2022, evento do setor de utilities e telecom realizado no final de março no Rio de Janeiro, e agora está disponível comercialmente para todo o mercado do setor de energia.