A prática de fraude voltada para a população de desempregados é muito comum, e é preciso conhecê-la para evitá-la
Procurar por emprego pode se tornar uma tarefa exaustiva, e, em tempos de crise, existem aqueles que se aproveitam da situação. Fraudes e golpes que envolvem oportunidades falsas são comuns no mundo todo, e é preciso estar atento para não cair em uma armadilha desconcertante.
Um exemplo do que pode acontecer é encontrado em uma reportagem veiculada pela BBC News sobre Taillon Janiel da Luz, de 31 anos. Foi ofertada ao brasileiro uma posição de estágio no exterior. A suposta empresa multinacional ofereceu cerca de 15 mil reais por mês, mas o processo seletivo se encerrou com uma transferência de 28 mil por parte de Taillon.
Golpes como esses aparecem em um padrão reconhecível. A oferta costuma ser de uma quantia demasiado atrativa, e as exigências para a continuidade do processo podem envolver a transferência de dinheiro ou dados pessoais, via canais não convencionais.
Cuidado com a ingenuidade
O processo de manipulação pode passar despercebido pelos olhos de quem está prestes a cair no golpe, mas, na verdade, ele é bem simples, e você pode entender seus principais elementos para se manter esperto.
A oportunidade é ótima, o salário é alto, você está qualificado e a posição precisa ser preenchida urgentemente. Juntando tudo em uma frase só, parece óbvio, não é mesmo? É assim, incluindo segmentadamente e estrategicamente todos esses fatores, que os golpistas conseguem convencer o candidato a realizar a próxima ação dentro do seu planejamento: transferir dinheiro ou informações pessoais.
Existem muitos casos onde será oferecido um curso online para completar o currículo em ordem de iniciar a vaga, e esse curso exigirá pagamento prévio. Em outros casos, como o de Taillon, o proponente pode ser um golpista utilizando o nome de uma empresa respeitada e exigindo transferências para garantir a administração da estadia no exterior. Nesses casos, os detalhes nas informações devem ser observados e, se possível, a checagem da legitimidade da entidade deve ser feita, mesmo que seja por uma simples mensagem, via seus canais oficiais de comunicação.
Boas vagas de emprego podem ser encontradas em sites oficiais e reconhecidos. Esses portais fazem um bom trabalho de filtragem de vagas falsas, e mesmo que algumas ainda eventualmente possam passar despercebidas, contanto que você esteja seguindo todas as recomendações de cuidado, é possível contar com o suporte adequado para lidar com a situação.