Nesta terça-feira (26), o governo federal lança oficialmente, às 11h, o Canal Libras BR e o Canal Educação. As transmissões serão por meio da Internet e da TV aberta e por assinatura, respectivamente. As iniciativas têm o apoio do Ministério da Educação (MEC).
A cerimônia acontece no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O principal objetivo dos veículos de comunicação é proporcionar “capacitação para professores, formação para estudantes, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)” e incentivo às capacitações profissionalizantes. Além disso, o foco é aumentar a taxa de alfabetização no país.
Canal Libras BR
O Canal Libras BR pode ser acessado por meio do YouTube e tem a programação composta por conteúdo de educação, entretenimento e cultura destinado a todos dos públicos. De acordo com o MEC, através dele será possível ter mais conhecimento com inclusão. O projeto é destinado à comunidade surda.
Canal Educação
Já o Canal Educação pode ser assistido pela TV aberta digital, nas capitais em que a TV Brasil possui transmissores; nas TVs por assinatura e via satélite com a sintonização por antena parabólica. A grade de programas é ampla e com temas que abordam desde a educação infantil até o nível superior.
20 anos da lei sobre Libras
No domingo (24), a Lei 10.436/2002, que instituiu e reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão completou 20 anos. Para marcar a data, foi criado o Dia Nacional da Libras.
*Com informações da Agência Brasil e TV Brasil
Por Redação UNIASSELVI