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Com uma estratégia acadêmica consistente, posicionamento diferenciado no mercado e sólidas métricas operacionais e financeiras, a Vitru Educação, controladora da UNIASSELVI, divulgou nesta quinta-feira, 10 de março, os resultados de 2021, primeiro ano completo como uma empresa listada na bolsa de valores Nasdaq.
A companhia obteve um forte crescimento orgânico através do aumento da base de alunos, um ticket médio crescente, novos cursos premium no portfólio e a contínua otimização de margens, encerrando o ano com 365 mil alunos - 98% deles em educação digital - refletindo um aumento de 18% em relação a 2020. O crescimento da base de alunos foi inflenciado pelo desempenho da captação de novos alunos no core business da instituição, ou seja, a Graduação EAD, que cresceu 32% e 27%, respectivamente, quando comparada aos ciclos de captação do primeiro e segundo semestres de 2020.
Além disso, uma tendência importante se confirmou em relação aos cursos premium: Saúde e Engenharia, juntos, foram responsáveis por 32% da captação de 2021. O novo curso de graduação em Enfermagem, que começou a ser ofertado em agosto de 2021, se tornou o curso número um no ciclo de captação do segundo semestre de 2020.
Em relação aos números financeiros, a Receita Líquida do segmento de Graduação EAD registrou crescimento de 25,7% em relação ao ano anterior, contribuindo com o aumento de 21,6% na Receita Líquida Consolidada no ano. Além disso, dada a melhoria contínua da alavancagem operacional, a margem EBITDA Ajustado Consolidado aumentou para 28,9% em 2021.
Já o Fluxo de Caixa Ajustado das Operações aumentou 11,5% para R$ 137 milhões em 2021, com Conversão do Fluxo de Caixa Ajustado das Operações de 82,9%.
Além disso, o processo de preparação da integração entre Vitru e UniCesumar, que será um dos principais projetos para 2022, está avançando de acordo com as metas estabelecidas, tendo como objetivo proporcionar uma transição suave e reunir as melhores soluções e tecnologias para os alunos, maximizando sinergias comerciais e de custos.
“As oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico combinadas provaram que a missão da Vitru de democratizar o acesso à educação no Brasil, por meio de um ecossistema digital, está sendo alcançada. Buscamos construir continuamente uma trajetória consistente e confiável. Estamos começando 2022 com metas relacionadas à preparação da integração da Unicesumar aos negócios da Vitru e ainda sendo capaz de continuar a apresentar um crescimento orgânico sólido”, ressalta Pedro Graça, CEO da Vitru.
Por fim, vale destacar que, em fevereiro de 2022, os primeiros números do último censo da educação foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Pelo segundo ano consecutivo, o volume de novos ingressantes no segmento de Educação Digital no Brasil foi superior ao apresentado em cursos presenciais.
“Essa conquista confirma que nossa estratégia está totalmente alinhada com as tendências do mercado. Nossas soluções de educação digital oferecem uma solução disruptiva, híbrida e focada no modelo com tutor - que enfatiza a flexibilidade, acessibilidade e um forte relacionamento com todos partes interessadas envolvidas em nossa plataforma”, afirma Graça.