A Rede La Salle é uma rede educacional com mais de 45 mil alunos e 5 mil educadores no Brasil, presente de Norte a Sul do país em nove estados e no Distrito Federal. Neste ano, a instituição está implantando o Novo Ensino Médio – novo modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que entra em vigor em todo o país – e, a fim de estruturar o ensino híbrido para os estudantes e professores, ela conta com a plataforma de aprendizagem inteligente para escolas NEO, da CYPHER LEARNING, para integrar a base comum curricular e os itinerários formativos oferecidos aos alunos.
No início do ano letivo de 2022, o Novo Ensino Médio já está sendo implementado para 1.940 alunos de 27 escolas da Rede. “Em razão de nossa presença em todo o território nacional precisávamos de uma plataforma robusta, que pudesse nos atender de forma flexível e fluida. Escolhemos trabalhar com a CYPHER LEARNING para os itinerários formativos, a qual, além da ótima construção do ponto de vista pedagógico, permite personalização, facilidade de gestão e de acompanhamento, ter processos unificados, integração com sistemas, além de suporte total à segurança dos estudantes, o que para nós é essencial. Também temos diversificação de conteúdo, integração de conteúdos dentro dos materiais que criamos, além de aprendizagem adaptativa e responsiva”, explica Meriele Mendes da Silva, Head de tecnologias educacionais na Rede La Salle.
Na visão da Rede La Salle, o protagonismo e a autonomia dos estudantes são fundamentais para lhes oferecer novas experiências e uma melhor visão de futuro, a fim de que possam vislumbrar seus projetos de vida de maneira integrada com as famílias. “Dentro da plataforma oferecemos cinco núcleos de conhecimento que os alunos podem realizar conforme sua carga horária, com o nosso acompanhamento. Também temos a possibilidade de contar com os pais dos estudantes na plataforma, integrando as famílias no processo de aprendizado”, comenta Meriele.
A plataforma LMS NEO está preparada desde o ano passado com itinerários formativos do Novo Ensino Médio de maneira fácil e consolidada, para que as escolas possam oferecer o novo modelo de ensino de forma orgânica dentro do cotidiano dos alunos. Ela foi desenvolvida a partir do ensino baseado em competências e pode combinar gamificação e ensino adaptativo, além de permitir a criação de diversas experiências enriquecidas de aprendizagem, com grande sinergia com o Novo Ensino Médio.
“É importante que os sistemas educacionais estejam prontos para apoiar os professores neste cenário híbrido e, para isso, já equipamos o NEO com todas as capacidades prontas para a utilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integrada. Então, quaisquer instituições que precisem implementar o Novo Ensino Médio contam com um sistema preparado para os professores terem duas opções: criarem os itinerários do zero ou usarem os itinerários que já oferecemos na plataforma, sempre com nosso apoio para a integração dos programas educacionais”, afirma Ana Pereira, diretora de edTech na CYPHER LEARNING.
“Essa integração representa o comprometimento da CYPHER LEARNING e a nossa proposta de oferecer às escolas auxílio em cada fase do processo, para refinar a experiência online juntamente com a expertise dos professores e os objetivos das escolas, dentro de suas especificidades. Entendemos que o fator humano é primordial neste aspecto, a fim de que a experiência de aprendizagem online e híbrida seja fluida e ajude as instituições educacionais a vencerem os desafios do Novo Ensino Médio. Vimos com a experiência da Rede La Salle como o Novo Ensino Médio é uma nova maneira de promover a autonomia dos alunos, modernizando os métodos de ensino no nosso país”, completa Ana Pereira.