Estimular a leitura ajuda na formação de um cidadão crítico e consciente, além de estreitar os laços familiares
O hábito da leitura é um comportamento que se aprende na infância, e influencia diretamente na formação de um adulto consciente e crítico. Os benefícios da leitura são incontáveis para o desenvolvimento cognitivo das crianças, tanto é que os especialistas sugerem que seja feita uma leitura para os pequenos pelo menos 15 minutos por dia, antes de dormir, por exemplo, pelo fato de criar vínculos afetivos mais fortes, além de sentimentos de segurança e tranquilidade. Entre inúmeros fatores, a leitura é benéfica para a ampliação do vocabulário e, por consequência, da fala; também estimula a criatividade e a concentração, sem contar o incentivo à imaginação; portanto, é fundamental que, desde pequeninas, as crianças tenham acesso aos livros e desenvolvam o hábito de ler.
O incentivo da leitura é responsabilidade de todos os adultos, independentemente do vínculo parental; presentear uma criança de qualquer faixa etária com um livro é estimular o desenvolvimento cultural e pessoal. Ele pode ser encarado como um brinquedo para as crianças ainda não alfabetizadas, onde o contato visual e tátil com aquelas páginas coloridas de papel ou de tecido, sem dúvida alguma, despertam a curiosidade.
Mesmo com tantas novidades atraentes do mundo digital, a prática de ler livros deve ser constantemente incentivada. Uma sugestão é que seja montado um cantinho de leitura para a criança, de preferência, em um local mais silencioso da casa. Outra dica, já citada, é tornar rotina a leitura antes de dormir; tenha certeza que serão momentos eternizados. Visitar livrarias também é um atrativo para todas as idades, ainda mais se for possível folhear os livros; sem dúvida, além da curiosidade, educa os pequenos sobre o respeito e os limites de estar em um espaço coletivo. Sebos e bibliotecas também são excelentes lugares para se visitar.
Feiras literárias também são uma ótima maneira de aproximar as crianças da leitura. Se informe por meio do calendário de eventos da sua cidade e visite. Além do aprendizado, será um momento de ligação com seu filho ou filha. E quando a leitura for proposta pela escola, incentive-a a fazer prontamente; leia com ela, e proponha discussões sobre o tema. Esse hábito pode ajudar no futuro da criança, como, por exemplo, ao fazer uma prova como o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio), pois esse jovem terá na sua memória detalhes marcantes da análise da obra questionada na prova. Nunca limite a escolha do assunto ou do estilo literário que a criança deseja; deixe-a explorar todos os gêneros pertinentes à sua idade e deixe sua imaginação fluir.
— Texto: Caroline Raiser