Como montar uma loja de açaí de sucesso

Read Time:4 Minute, 37 Second

Produto, que ganhou cada vez mais espaço no gosto de grande parte dos brasileiros, é uma excelente opção para quem quer começar o seu próprio negócio

Muito comum na região da Amazônia, o açaí é um fruto de uma palmeira que se tem em grande quantidade no Norte do país. Ela é frequentemente confundida com a palmeira juçara, que fornece o palmito, e apesar de ser deliciosa, não tem muito a ver com o produto que estamos falando aqui.

Assim como grande parte da nossa culinária, o açaí logo foi ganhando cada vez mais espaço em outros estados do nosso território nacional, cativando as pessoas que gostariam de um alimento saudável e ainda ter mais energia para o dia a dia.

Pensando nisso, separamos aqui etapas que são essenciais para se montar um negócio de sucesso no ramo de açaí. Portanto, fique ligado nestas dicas!

Pesquise sobre o mercado de açaí

Possibilitando uma enorme gama de produtos com um valor agregado enorme, fazendo com que seja possível montar um número gigantesco de combinações, pode ser o principal diferencial do seu negócio perante a concorrência.

Por ser um produto versátil, pode ser comercializado até mesmo por outro negócio do setor alimentício, contanto que siga as normas sanitárias. A possibilidade de montar um cardápio variado permite implementar um valor agregado acima de muitos outros produtos do ramo.

Entenda o processo de produção

Pode parecer bobagem, mas entender o processo de fabricação do açaí faz toda a diferença. Quando se conhece cada detalhe do seu produto, é possível ter insights mais assertivos de novos sabores e técnicas, que podem aumentar o seu diferencial perante a concorrência.

Tenha um plano de negócio

O plano de negócio é um documento que mostra os objetivos da empresa e como ela pretende alcançá-los. Com ele, você pode tomar uma direção melhor de como tomar decisões mais assertivas e de acordo com os seus objetivos, sempre considerando os retornos que podem ser obtidos.

Existem modelos na internet para que você não precise começar do zero. Porém, junto dele, é importante também uma análise de riscos, avaliando tudo que pode dar errado com a sua empresa e criando planos de contingência, para se preparar para tudo que pode afetar o seu negócio.

Procure inovar no seu produto

Ela pode estar localizada em qualquer local, contanto que seja um bom ponto, pois seu produto básico é o creme da fruta e algumas opções de cobertura, fora os outros ingredientes que podem aumentar o valor agregado; afinal, eles impõem um preço maior pela mesma quantidade de açaí.

Como o mercado já é estabelecido, procure sempre novas formas de combinar ingredientes para acompanhar o produto. Também é interessante adicionar alguns outros alimentos naturais que possam ser consumidos com coberturas e combinando com outros ingredientes.

Um bom atendimento, e um local limpo e organizado, e até mesmo temático, podem atrair clientes para a sua loja, a tornando um empreendimento de destaque entre seus concorrentes.

Mas sempre fique atento às tendências do mercado! Não é porque você possui um produto inovador, que vai impedir alguém de ser mais inovador que você, por isso procure sempre se manter atualizado.

É bom ter uma estimativa do investimento inicial

Antes de abrir uma empresa, é importante considerar o investimento inicial, para que ela comece a funcionar. São coisas como espaço, estoque, prateleiras, mesas, cadeiras, refrigerados, e assim por diante.

Uma dica interessante é esperar promoções que compensam para adquirir todo esse material, como, por exemplo, um notebook em promoção. Assim, você consegue economizar bastante, podendo se dar ao luxo de ter outros diferenciais na sua empresa.

Mas não se preocupe, pois o valor costuma se recuperar com facilidade; para isso, basta pagar menos por insumos e produzir conforme a demanda, sem deixar nada estocado, gerando custos desnecessários de estocagem.

Tenha os equipamentos adequados

Ter bons equipamentos é uma das principais preocupações de quem pretende montar qualquer tipo de comércio. Procurar comentários em sites da internet antes de comprar e   falar com outras pessoas que possuam o mesmo produto pode ajudar na hora da compra, e não acabar entrando em uma roubada.

É importante lembrar também de sempre guardar as notas fiscais e a garantia em locais seguros, para qualquer problema que possa ocorrer eventualmente.

Invista na automação de processos

Entrando ainda no tópico de equipamentos, investir em processos mais automatizados, além de aumentar a produtividade, como os produtos chegarão mais rápido para os clientes, também pode se mostrar um diferencial perante a sua concorrência.

Se atente às exigências legais

É importante, assim que abrir a empresa, ir até uma junta comercial da cidade com os documentos necessários; chegando lá, se informe como proceder com as demais etapas, para que, no final, seu empreendimento esteja de acordo com a lei.

Não se esqueça de Alvará de Funcionamento, Licença do Corpo de Bombeiros e Licença Ambiental da prefeitura. Após isso, realize o cadastro do seu CNPJ e a inscrição na Receita Federal, para o recolhimento adequado de impostos.

Dependendo do comércio, são exigidos documentos e taxas diferenciadas; consulte o site da Junta Comercial do seu estado para conferir quais são necessários.

Divulgação

Depois de tudo pronto, é importante investir na divulgação de seu empreendimento para chamar cada vez mais público para ele. Desenvolva promoções, combos de produtos e amostras grátis, para que todos possam conhecer o seu trabalho.

Assim, é possível criar estratégias mais adequadas para o seu público, de forma que esses marketings acabem se tornando até mesmo orgânicos, conquistando a confiança dos consumidores da sua região.

Texto: Caroline Raiser