Dicas para apostar na tecnologia e modernizar o seu negócio
A tecnologia, nos últimos anos, tem dominado completamente o ramo empresarial, especialmente no que tange a otimização de processos, maior visibilidade no mercado e segurança de dados. Não é à toa que o setor da tecnologia se tornou um dos principais do mercado atualmente, e após a pandemia, esse valor cresceu consideravelmente. Hoje, perde a empresa que se recusa à modernidade, e a perda pode ser tanto em valor monetário quanto em reputação com os clientes. Por isso, separamos aqui algumas dicas importantes para você que é empresário, e quer tornar o seu negócio mais moderno e, consequentemente, mais competitivo!
Capacitação dos funcionários
Nada melhor do que ter uma equipe de funcionários capacitados para executar suas tarefas e aspirar um crescimento de carreira dentro da empresa, não é mesmo? Por isso é que as empresas atuais têm investido nas universidades corporativas, isto é, uma universidade focada em aprimorar os conhecimentos dos seus próprios funcionários. Apostando na capacitação da sua própria equipe, você alavanca a expertise dos recursos humanos da empresa, inclusive no mundo da tecnologia. Ao criar talentos, você conseguirá modernizar os processos internos da empresa e ainda valorizar os seus colaboradores.
Softwares de gestão
Uma ótima dica para modernizar a sua empresa é investindo em softwares de gestão, que são programas pensados em aprimorar e gerenciar as atividades da empresa, otimizando processos de produção. Há os ERPs (Enterprise Resource Planning), que são ferramentas fundamentais para controlar o que acontece nos departamentos da empresa, como RH, finanças, logística, emissão de notas, vendas, etc. E o melhor: é possível personalizar o software, de acordo com o ramo e as necessidades do seu negócio.
Documentos digitais
Aquela ideia de imprimir diversos papéis para assinar ou enviar ficou para trás; invista nos documentos digitais para otimizar o envio e o recebimento de papelada. Há softwares que garantem a assinatura digital autêntica, e, além disso, você também ajuda a evitar o acúmulo de papel, apostando em uma lógica sustentável para a sua empresa.
Atendimento digital
Os canais de atendimento da sua empresa são pontes fundamentais com os consumidores e fornecedores. E, por isso, invista em tecnologias para torná-los mais acessíveis e longe de burocracias. Para se ter uma noção, uma pesquisa feita pelo Grupo Sercom, com o instituto de pesquisas Qualibest, evidenciou que 51% dos consumidores preferem recorrer ao atendimento via chat; 49% preferem o atendimento WhatsApp; e 47% preferem o atendimento via e-mail. A pesquisa levou em consideração 1.081 brasileiros, entre 10 e 16 de março de 2020.
Isso significa que, ao disponibilizar esses canais para os seus clientes, você ganha mais credibilidade e tempo, uma vez que o atendimento por mensagens instantâneas tende a ser mais simples e rápido.