Calor intenso e baixa umidade também prejudicam o bem-estar dos animais
Sabe-se que a poluição urbana é um problema de saúde pública que afeta grande parte da população. Mas você sabia que a má qualidade do ar também pode afetar a saúde do seu pet? Pode ser cachorro, gato ou coelho. Nenhum está livre dos efeitos da poluição do ar, que pode causar doenças graves nos animais de estimação. O calor intenso e a baixa umidade também influenciam diretamente na saúde dos pets.
Na época de tempo seco, é importante observar como o bichano está respirando, se está mais ofegante, se apresenta secreção nasal ou mesmo sintomas de gripe. Esse período é propício ao aparecimento de asma, tosse e rinite felina, bem como bronquite e pneumonia canina. Ao observar qualquer sintoma ou comportamento incomum no seu pet, não hesite em consultar um veterinário. Filhotes e animais mais idosos são os mais afetados por serem mais sensíveis.
Outro problema grave que afeta os pets com o clima seco e calor excessivo é o comprometimento da saúde ocular dos bichos, propiciando o aparecimento de conjuntivite animal. Os principais sintomas são olhos vermelhos e lacrimejantes, secreção em excesso e coceira, que, caso não seja observada pelo tutor do animal, pode chegar a lesionar ou mesmo acumular bactérias.
A poluição das metrópoles é outro fator que influencia diretamente na saúde dos pets. Os gases poluentes produzidos por indústrias e inúmeros veículos agravam as doenças respiratórias, além de favorecer o aparecimento de câncer e morte precoce do animal.
Alguns cuidados que o tutor pode tomar para ajudar o seu pet a viver melhor
Alguns cuidados são essenciais nas épocas mais quentes e secas para ajudar o seu pet a ter uma qualidade de vida melhor. Evite passeios entre 10h e 16h. O ideal é passear bem cedo ou no fim do dia, pulando as horas mais quentes. Além disso, evite sair na rua com seu animal de estimação em horários de muito trânsito, porque o carburador dos veículos, que liberam gases poluentes, fica bem na altura do focinho dos bichos.
Sempre leve água para hidratar o seu animal e respeitar o ritmo dele, observando se está cansado ou respirando inadequadamente.
Em casa, deixe os ambientes mais frescos e limpos. Se possível, quando o clima estiver com baixa umidade, invista em um umidificador de ar; se estiver muito calor, pode deixar o animal em um ambiente climatizado, observando a temperatura ideal para ele. Uma outra opção é o purificador de ar, um aparelho que elimina impurezas do ambiente, como poluição, ácaros, vírus e outros organismos. Além de cuidar da saúde do seu pet, ainda ajuda na qualidade de vida de todos os moradores.
— Texto: Caroline Raiser