Com plataformas de negócios digitais, imobiliárias conseguem personalizar o atendimento e fechar negócios com mais agilidade
Só quem já bateu perna atrás de um imóvel para comprar ou alugar sabe o quanto essa tarefa é cansativa e, muitas vezes, demorada. Sem contar a burocracia. Foi o que o advogado Luis Pedro de Oliveira pensou quando foi procurar um local para estabelecer seu escritório. Ele e os dois sócios visitaram várias imobiliárias, mas foi pelo meio digital que o negócio foi fechado.
“É difícil parar os três sair pela cidade olhando imóveis. Ou de repente, ir até o estabelecimento e se sentar, explicar o que a gente estava procurando e ver os imóveis no computador, como era feito antigamente. Estava muito mais prático pelo atendimento virtual”, ressalta.
Com as agendas sempre cheias, os advogados escolheram a praticidade na hora de definir a imobiliária e conseguiram fazer praticamente tudo, sem sair do escritório. “Vi o imóvel no site, entrei em contato com a corretora pelo aplicativo de mensagens. Ela acompanhou todo o processo comigo até a assinatura do contrato. Foi tudo on-line, só passei lá para pegar as chaves para fazer a visita”, conta.
Chatbots no ramo imobiliário
E muita gente tem preferido fechar negócios da mesma forma que Luis Pedro. Segundo pesquisa da Infobip “Navegando na Experiência do Cliente Pós-pandemia”, 69% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos com o uso de chatbots para atendimento.
A aprovação do cliente se reflete em números. A startup curitibana Firefly, que desenvolveu uma plataforma para gestão de equipes imobiliárias e atendimento a clientes por meio eletrônico, registrou um crescimento de 500% entre 2019 a 2021. O CEO da empresa, Rhuan Moraes, explica que a ferramenta realiza os primeiros passos junto ao potencial cliente por meio de robôs, o que permite que corretores foquem a atenção nos clientes já em andamento.
“Não buscamos substituir outras ferramentas, mas somar. Atualmente, temos integração com mais de 20 sistemas/ferramentas imobiliárias e CRMs, onde quem ganha é o cliente, pois otimiza recursos, agiliza operações e mais uma vez ganha tempo”, reforça. Moraes destaca ainda que os chatbots simulam um atendimento real e mais “humanizado”, com disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana.
As novas ferramentas auxiliam desde o atendimento ao cliente até a própria administração do negócio. A imobiliária onde a corretora Michele Santos trabalha investiu na solução oferecida pela Firefly para se diferenciar no mercado. Quase 1.500 potenciais clientes entraram em contato com a empresa por meio da plataforma digital, dos quais 67 fecharam negócio e há outras negociações em andamento.
“Usamos esse recurso desde 2019 para atender os potenciais clientes com mais prontidão. Conseguimos otimizar o tempo de atendimento e, consequentemente, fechar mais negócios. Tudo ficou mais ágil e acessível, e os clientes conseguem quase tudo sozinhos na nossa plataforma”, explica Michele.
Quem também encontrou o tão sonhado imóvel com ajuda da tecnologia foi Alan dos Santos. Para ele, um fator bem relevante para selecionar a imobiliária foi a facilidade de negociar à distância e a agilidade para os dois lados. “É uma experiência bacana. A tecnologia vem crescendo a cada dia, trazendo benefícios para a população. Eu recomendo às pessoas usufruírem desse meio”, aconselha.
Sobre a Firefly
Startup curitibana focada no Mercado Imobiliário, que busca, de forma rápida e enxuta, gerar uma melhor experiência no processo de atendimento desse segmento. Por meio das soluções oferecidas, busca otimizar o fluxo operacional e a rotina diária das imobiliárias, incorporadoras e correspondentes bancários.
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