Manter hábitos saudáveis ou até mesmo, mudar estilo de vida, são atitudes que contribuem para a prevenção de diversos problemas de saúde, como o Diabetes, uma doença silenciosa evidenciada no mês de fevereiro, indicado pela cor roxa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 12 milhões de brasileiros vivem com a patologia hoje em dia. Mas, mesmo quando há a influência genética para o surgimento, a maior parte dos casos podem ser evitados quando existe a adoção de uma rotina saudável.
A coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Suely Bampi, diz que existem dois principais tipos de diabetes, sendo o Diabetes Mellitus Tipo 1 e o Diabetes Mellitus Tipo 2, os tipos mais conhecidos o e que ambos, quando não estão bem controlados, podem trazer complicações à saúde. “No organismo a insulina é o hormônio responsável por controlar a glicose, ou seja, o açúcar presente em nosso sangue, quando a pessoa é portadora de Diabetes Mellitus Tipo 1, ocorre a elevação da glicose no sangue, pois o pâncreas não produz a insulina. No caso dos portadores da doença Tipo 2, existe uma dificuldade na ação da insulina e outras alterações, em sua grande maioria ocasionadas pela hereditariedade, obesidade e o sedentarismo, que acaba não permitindo a ação adequada da insulina”, explica.
A especialista comenta que manter os níveis de glicemia elevados, pode trazer vários riscos à saúde, como a propensão a doença renal; problemas de visão, circulatórios; e alterações na sensibilidade nos pés “podendo inclusive levar a amputação de membros inferiores”, ressalta. A professora diz que é preciso atenção aos sintomas da doença para a busca de tratamento precocemente. Os sintomas mais comuns, para diabetes tipo I, são perda de peso sem motivo aparente, fraqueza, fadiga, sede constante, urinar muitas vezes a noite, formigamento nos pés, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada e outros sintomas, são alertas e precisam ser investigados em uma consulta médica.
A especialista diz que o Diabetes tipo 2 é o mais frequente e pode ser evitado. A nutricionista explica que manter uma alimentação saudável, com controle de carboidratos, redução de doces, e rica em legumes, verduras, frutas e proteínas, é uma boa estratégia. Explica ainda que emagrecer é uma boa solução para o controle da glicemia, em casos de pessoas obesas, mas ressalta que a alimentação saudável independe de ter ou não a doença, ou de estar ou não acima do peso.
“Erroneamente as pessoas acabam associando o elevado peso corporal à necessidade de uma alimentação saudável, porém é de suma importância alertar que todas as pessoas, tendo ou não obesidade ou diabetes, devem seguir uma dieta balanceada aliada a prática esportiva não só para emagrecer, mas para ter saúde a longo prazo”, recomenda.
A professora elenca cinco hábitos saudáveis essenciais para prevenir o diabetes e manter a boa saúde, que devem ser adotados por todos no dia a dia:
- Comer verduras, legumes e frutas todos os dias e ingerir proteínas em quantidade individualizada; controlar o consumo de gorduras, priorizando o consumo de carnes magras, leite desnatado e evitar o consumo carnes processadas;
- Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras;
- Praticar exercícios físicos regularmente (30 minutos 5 x por semana);
- Cessar o hábito de fumar e de beber bebidas alcoólicas;
- Manter o peso controlado.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Anhanguera.
Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o link.