Fevereiro de 2021 – O preço dos imóveis residenciais no país teve alta de 5,29% em 2021, maior reajuste desde 2014, quando o aumento foi de 6,70%, como aponta a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que fez o levantamento em 50 cidades. Esse crescimento também foi sentido pelo Consórcio União (www.consorciouniao.com.br), associado a BR Consórcios, com forte atuação na região sul do país e em algumas capitais. No ano passado, as vendas de consórcio de imóveis aumentaram 19%, bem à frente de automóveis, que registraram alta de 6%.
As vendas de consórcio de imóveis sofreram um grande incremento na pandemia. “Tivemos uma explosão em razão de uma demanda reprimida. As pessoas ficaram isoladas em casa com a chegada do covid-19 e muitas foram à procura de um imóvel novo ou buscaram ampliações e reformas para melhorar o que já tinham”, diz Rafael Carraro, gerente regional do Consórcio União. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil cresceu 7,6% em 2021, o melhor desempenho dos últimos dez anos.
Um outro levantamento da Casa do Construtor, empresa especializada na locação de equipamentos para construção civil, aponta que 38% das reformas nos imóveis em 2021 foram realizadas para atender os novos hábitos decorrentes da pandemia. A permanência das famílias em casa para manter o distanciamento social, a valorização do bem-estar e dos próprios imóveis, com reformas e a instalação de melhorias, estavam entre as principais justificativas.
Mesmo em um cenário de incertezas econômicas por conta da pandemia, o consórcio se mostrou mais uma vez como um produto sólido, seguro e atraente para o brasileiro que busca adquirir seu imóvel ou promover reformas. “A flexibilidade no prazo e a possibilidade de acesso ao crédito de forma menos burocrática e sem a cobrança dos juros praticados pelo financiamento tradicional atraem cada vez mais as pessoas ao consórcio”, afirma Carraro. Além disso, diz ele, outro benefício cada vez mais percebido é que a carta de crédito dá mais poder na negociação para a compra à vista.
Em novembro, o Consórcio União registrou um recorde histórico em sua produção mensal, com grande participação da categoria de bens imóveis. “Lançamos um novo grupo com crédito de R$ 50 mil justamente para atender a demanda por benfeitorias. Obtivemos uma adesão significativa de clientes que já estavam em nossa base, que viram o negócio como uma oportunidade de investimento, com uma parcela mensal que cabe no bolso (R$ 350)”, explica. “A perspectiva de crescimento pelo produto segue positiva para 2022 em razão do aumento da Selic e a consequente elevação dos juros no país”, completa. No princípio deste mês, a taxa Selic saltou de 9,25% para 10,75% após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Imóvel como investimento – De acordo com Carraro, boa parte dos consorciados aposta na modalidade como investimento. “A grande maioria dos nossos clientes do segmento de imóveis já tem a sua casa ou apartamento, mas continua com o consórcio pois enxerga nele uma forma de ampliar seu patrimônio de forma segura, econômica e organizada. Além disso, com a rentabilidade do aluguel, ele cobre o pagamento da parcela mensal e ainda ganha uma renda extra”, diz.
A pesquisa da Fipe de 2021, que apontou a valorização dos imóveis, corrobora com a informação de Carraro. Empreendimentos em, Curitiba e Goiânia, capitais onde o Consórcio União atua, registram alta, respectivamente, de 15,41% e 13,7%.
Bom desempenho geral em 2021 – O Consórcio União registrou, no ano passado, um crescimento de 12,21% nas vendas gerais de consórcios. O percentual, em lucro líquido, é ainda maior, 27,72%. O Índice de Recomendação de Clientes (IRC) atingiu 80,18%. “Temos uma ótima rede de parceiros nas regiões em que atuamos. Aliado a isso, promovemos uma reestruturação comercial e ampliamos nossos pontos de vendas, de 150 para mais de 500, em todo o país”, enaltece Carraro.
SOBRE O CONSÓRCIO UNIÃO (https://www.consorciouniao.com.br)
A administradora foi fundada em 1977, tem sua sede em Londrina (PR) e está presente em todo Brasil. Tem como marca registrada os seus serviços de apoio ao cliente. Além de manter equipe própria de venda, desde 2012 o Consórcio União firma parcerias para vendas de consórcios com empresas dos mais diversos setores, entre revendedores de automóveis, concessionários de motocicletas, corretoras de seguros, imobiliárias e empresas especializadas na venda de consórcios.
________________________________________________________
SOBRE A BR CONSÓRCIOS (www.brconsorcios.com.br)
A empresa iniciou suas operações em 2012 com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação. Seu modelo de negócio agrega administradoras diversas dentro de uma mesma plataforma, sendo pioneiro no Brasil. Tem sua sede administrativa em Londrina (PR) e conta com mais de 300 funcionários diretos. As empresas associadas à BR Consórcios são: Consórcio União, Consórcio Araucária, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Mapfre Consórcios e Rede Lojacorr Consórcios. As empresas têm juntas, uma carteira de mais de 60 mil clientes ativos.
_______________________________________________________
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA BR CONSÓRCIOS
Core Group (www.coregroup.com.br)
Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511
Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507