Conheça os diferentes tipos de investidores e como se organizar financeiramente, de acordo com o perfil que mais se encaixar
Existem muitas formas diferentes de se fazer investimentos, e quem não está familiarizado com esse mundo pode se sentir bastante perdido de início. É fato que conhecer bem seu perfil antes de dar o pontapé inicial é muito importante; afinal, todo investimento também é um risco. Por isso, identificar seus objetivos, necessidades, prioridades e, principalmente, o quão disposto está em lidar com riscos são os primeiros passos para se encaixar em um perfil e saber qual tipo de investimento se adequa mais a você.
A suitability, termo em inglês utilizado para classificar os tipos de investidores, pode ser facilmente identificada através dos diversos questionários disponibilizados por corretoras e bancos. Geralmente, sempre que vamos ingressar no mundo dos investimentos em alguma dessas plataformas, nos deparamos com um longo questionário, que busca saber absolutamente tudo sobre nós, desde como administramos nosso dinheiro até nossos sonhos em longo prazo. Isso ajuda a descobrir qual tipo de investimento é mais seguro para nós, de acordo com essas características.
Existem três tipos de investidores: os conservadores, os moderados e os arrojados, também chamados de agressivos. Um conservador é aquele que não prioriza ganhos tão altos, mas, sim, uma maior segurança nos investimentos. O foco é a liquidez e a preservação de patrimônio, sem correr grandes riscos, mesmo que isso signifique faturar menos. Nesse perfil, os investimentos em renda fixa, Tesouro Direto, CDBs e outros relacionados são os mais adequados.
Já os investidores moderados são o meio termo entre o conservador e o arrojado. Ele investe nos mesmos fundos do conservador, mas também está disposto a correr mais riscos em busca de um faturamento maior, então geralmente também procura comprar ações, fundos imobiliários e coisas do tipo. Esse perfil já se encaixa mais naqueles que já têm um patrimônio em crescimento, pois isso ajuda a diversificar mais os investimentos, sem medo.
Por fim, os arrojados são os mais ousados dos três, buscando sempre a maior margem de lucro possível, mesmo que isso envolva investimentos arriscados e coloque sua segurança financeira em risco. São os que possuem mais conhecimento de mercado, com investimentos que geralmente se resumem a ações de empresas com potencial de retorno mais alto. É uma abordagem que requer bastante experiência e estratégia.
Para quem tem interesse em se aprofundar melhor no mundo dos investimentos, cursar uma faculdade de administração é um bom começo. Isso também ajuda a controlar melhor suas finanças e ter mais noção de como aplicar seu dinheiro da forma mais prudente possível.
Texto: Caroline Raiser