O início do ano traz muitas preocupações com gastos que podem comprometer a renda familiar. Então, será que vale a pena comprar um carro novo no começo do ano? Veja!
Ter que lidar com o trânsito e ainda depender do transporte público é a realidade de muitas pessoas. Com isso, muita gente se questiona sobre adquirir um carro, mas, será que vale a pena comprar um carro no começo do ano?
Conquistar o carro próprio é o sonho de muitas pessoas, mas alguns pontos, como a melhor época, precisam ser levados em consideração para que você possa fazer o melhor negócio e não se arrepender.
Selecionamos algumas informações importantes para você entender se vale a pena comprar um carro no começo do ano ou não. Confira a seguir!
Adquirir um carro é sempre um bom negócio?
Quando pensamos na aquisição de um bem material é necessário lembrarmos também do planejamento financeiro que envolve tudo isso.
Adquirir um carro, principalmente, requer muito planejamento. Isso porque os gastos não se resumem apenas nas parcelas do veículo. Existe um gasto com combustível, com manutenção, taxas de IPTU e IPVA e também com seguros.
Além disso, é preciso considerar questões como idade do veículo, ou seja, se pretende adquirir um carro novo ou usado. Cada opção possui alguns gastos que precisam ser considerados.
Os veículos usados, por exemplo, com mais de 10 anos, é preciso considerar o valor para contratar um seguro para carros antigos, que pode ser mais elevado que o preço do seguro auto para carros novos. Afinal, garantir essa proteção é a melhor opção para proteger o seu veículo contra furtos, roubos e acidentes.
Dessa forma você consegue proteger não só o bem material, mas também a renda familiar. Isso porque não temos como prever imprevistos e os veículos acabam gerando gastos que vão além do combustível.
Somente colocando na ponta do lápis os gastos que envolvem a compra de um carro é que você poderá decidir se será um bom negócio adquirir um veículo próprio.
Vale a pena comprar um carro no começo do ano?
Se você vai comprar um veículo novo, ou seminovo, deixar para comprar um carro no começo do ano pode ser a melhor opção.
Adquirir um carro nos primeiros meses do ano pode ser uma opção excelente porque os estoques de veículos nas lojas precisam acabar, assim como acontece nos últimos meses do ano, podendo garantir o melhor preço.
Outra vantagem para comprar um carro no começo do ano é poder contar com um design mais atualizado do veículo. Dessa forma, a garantia de conseguir comprar uma versão do carro que não é mais fabricada são diminuídas, evitando a desvalorização do veículo.
Outra vantagem para comprar um carro nos primeiros meses do ano é por ser uma época em que as vendas estão mais tranquilas. Em épocas de final de ano, as pessoas se preocupam com o volume de contas para pagar, e com isso, a possibilidade de um vendedor te empurrar um veículo não muito legal é grande.
Nos primeiros meses do ano você pode contar com vendedores menos despreocupados em bater metas, por exemplo. Nesta época, as vendas de carros caem um pouco e pode ser que você encontre diversas concessionárias fazendo promoções ou facilitando o pagamento das parcelas do carro.
Não podemos afirmar que existe um mês certo ou uma data ideal para que você possa comprar o seu carro novo. Existem diversas opções boas que devem ser analisadas com muita paciência e calma para fazer a escolha certa.
Não compre carro por impulso
Comprar um bem material como um carro por impulso não é a opção correta a se fazer. Ser imediatista nessas horas pode fazer com que você acabe fechando um péssimo negócio justamente por ter pressa em comprar.
Se você está pensando em comprar um carro no começo do ano, pesquise muito o preço em diversas opções de sites de compra e venda e também em concessionárias.
Quando todas as possibilidades forem analisadas e você tiver a certeza de que está fazendo um bom negócio, aí sim feche o contrato do seu veículo novo.
Um carro entra na classificação de produtos sazonais, que significa que suas vendas podem aumentar em determinadas épocas do ano. Com isso, seus preços também sofrem alterações e é preciso analisar com cuidado antes de adquirir.
Esses foram os principais pontos para que você entenda se vale a pena comprar um carro no começo do ano. Coloque-os no papel e faça a melhor escolha segundo o seu planejamento financeiro.
Por: Jeniffer Elaina, especialista em seguros no site Smartia.com.br.