26/01/22 13h22
Representantes das agências apresentaram fundo garantidor a subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) deve celebrar, em breve, um Protocolo de Intenções com a Desenvolve SP – agência financeira do Governo – e a agência alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) para promover investimentos em projetos de eficiência energética no estado.
A informação foi confirmada pelo subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila, em reunião na sede da SIMA, na sexta-feira (21 de janeiro), com representantes das agências. Na oportunidade, foi realizada uma apresentação sobre o Fundo Garantidor do Programa PotencializEE, de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e que é coordenado pela GIZ.
Esse Fundo – que será gerido pela Desenvolve SP e lançado em data a ser definida – disponibilizará recursos para a garantia financeira de projetos de eficiência energética em território paulista. Desse modo, reduzirá o risco de crédito e viabilizará o financiamento público e privado.
“Essa será mais uma ação, dentre outras, em que Estado estimula o uso de tecnologias a favor da eficiência energética, uma vez que acreditamos que esse mercado deve expandir de forma exponencial nos próximos anos e desempenhar um papel fundamental no crescimento dos mercados de eficiência energética e baixo carbono no estado”, atentou o subsecretário Cassiano Ávila.
“Parcerias internacionais são fundamentais para acelerar a descarbonização. Esse programa é um excelente exemplo e traz diversos benefícios para a indústria paulista”, disse o diretor da GIZ, Marco Schiewe.
O Programa
O PotencializEE tem como foco fomentar o crescimento do mercado de eficiência energética em pequenas e médias empresas (PMEs) industriais no Brasil e contribuir com a mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, consequentemente, com o Plano de Ação Climática (Net Zero 2050) do Governo do Estado.
O Fundo
O processo de negociação do Fundo Garantidor, iniciado em 2017, já foi concluído com: a aprovação de seu regulamento pela Nama Facility – mecanismo de financiamento de governos internacionais – e pela Desenvolve SP; com a celebração de um acordo de subvenção Grant Agreement entre Desenvolve SP e GIZ; e com a finalização de ferramentas de operacionalização do Fundo Garantidor.
Participantes
Também participaram do encontro o diretor-presidente interino e diretor de Crédito da Desenvolve SP, Marcos Fernando Jacinto; o superintendente de Relações Institucionais e Mercado da Desenvolve SP, Renato Marchiori; o superintendente de Gestão de Caixa da Desenvolve SP, Bruno Lucas Marques de Souza; o assessor técnico da GIZ, Luiz Lubi; e o assessor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da SIMA, Ricardo Cantarani.