A transformação digital do mercado financeiro já é uma realidade. Vivemos uma jornada que revoluciona a forma como as instituições estavam acostumadas a interagir, envolvendo mudanças profundas em quesitos organizacionais, tecnológicos e humanos. Tudo isso culminando num ambiente digital onde ferramentas eficazes levam mais autonomia e praticidade, e reforçam o impacto dessas instituições financeiras no dia a dia da população.
Para o cooperativismo de crédito, esse cenário agrega ainda mais possibilidades ao relacionamento com os associados, diferencial do segmento já consolidado pela proximidade e conexão com sua realidade e com o local onde vive. Somando a chegada de novos players ao mercado, como as fintechs e big techs vindas de outros segmentos, a transformação digital se faz ainda mais relevante.
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados e presença física em todas as regiões do País, já colhe resultados desse processo. Vimos na adoção das metodologias ágeis uma forma de ganhar velocidade no atendimento das demandas das comunidades onde estamos presentes, e de atuarmos com maior fluidez em nossos processos. Nossas equipes ganharam espaço para uma atuação horizontal, com lideranças circunstanciais e autonomia, além de vivenciarem um ambiente dinâmico e aberto à diversidade, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade para serem quem são. Nossas áreas de desenvolvimento e qualidade optam pelo modelo de trabalho com o qual melhor se identificam, seja ele híbrido ou remoto, resultando em um clima favorável à criatividade e implantação de inovações que atendem a modernização do nosso negócio.
Além dos avanços em aspectos comportamentais e organizacionais, as novidades tecnológicas que compõem a nossa jornada nos capacitaram à conexão com as mais modernas inovações do mercado. Os nossos canais digitais registraram números expressivos desde o ano passado, seja para serviços simples, como pagar uma conta, receber e transferir valores e consultar saldos e extratos, ou para aqueles mais robustos, como aplicações financeiras, sempre tendo como foco o associado, que são os usuários das nossas soluções. Contamos com inteligência artificial e automação para dar celeridade a processos de negócio e de atendimento; e com a cultura de dados implementada em nossas áreas de desenvolvimento, consolidamos a democratização de informações, fazendo com as mais de cem cooperativas do Sicredi ganhem agilidade para tomada de decisões.
Toda a transformação interna executada nos permite disponibilizar produtos e serviços que atendam diferentes perfis de pessoas, levando em consideração aspectos da economia local e o seu fortalecimento. Ainda, nos preparou para manter a operação sem prejuízos com as medidas de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, tendo também colaborado com a nossa adesão a novidades como o Pix, os pagamentos pelo WhatsApp e o próprio Open Finance, sem esquecer o compromisso e maturidade da instituição financeira cooperativa com a segurança e o respeito à privacidade de informações.
Aporte com startups para empoderar o associado e seus negócios
Outro ponto vital da nossa jornada de transformação digital tem sido a proximidade com o ecossistema de inovação para o desenvolvimento de soluções para o próprio Sicredi e para a evolução dos negócios dos nossos associados. Buscamos nos conectar a esse modelo de negócio, que aporta conhecimentos específicos e estruturas de equipes leves, para acelerar entregas que atendem rapidamente as necessidades de negócio, somando ainda experiência aos times internos.
Isso corre por meio de programas próprios, como o Inovar Juntos, e do nosso apoio ao Intensive Connection, idealizado pelo AgTech Garage – um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness, nos colocando entre as principais empresas abertas à inovação no Brasil.
*Volmar Machado é diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicredi