Gostoso e nutritivo, açaí pode ser um grande aliado dos treinos

Read Time:2 Minute, 26 Second

Fruta traz diversos benefícios para saúde se aliada a uma dieta equilibrada e exercícios físicos

O açaí caiu de vez no gosto e na mesa de muitos brasileiros. A fruta originária da região amazônica e consumida há muito tempo por vários povos sul-americanos, além de tradicional no Norte brasileiro, hoje é encontrada pelo Brasil afora nas mais diversas apresentações – desde a polpa congelada, parecida com um sorvete, até a utilização em cosméticos e suplementos. A superfruta é rica em antioxidantes, gorduras boas – que auxiliam no controle do colesterol –, fibras, vitaminas, fortalece o sistema imunológico, além de ser um excelente energético, devido aos carboidratos e às proteínas. A forma mais consumida e encontrada é a polpa batida com xarope de guaraná, a que parece sorvete. E para quem treina, o açaí pode ser um grande aliado. Além de saboroso, pode ser consumido tanto no pré, quanto no pós-treino, a depender da finalidade que você procura. Vamos entender melhor?

Quem pratica exercícios sabe que qualquer dose extra de energia é bem-vinda. Como retiramos tudo que é preciso da alimentação, é em uma dieta equilibrada que devemos inserir alimentos que nos darão os nutrientes necessários para obter o máximo de ganhos. É aí que entra o açaí. Por ser rico em carboidratos e calorias, seu consumo no pré-treino auxilia na manutenção do condicionamento físico durante o exercício, pois aumenta o nível de glicogênio no organismo. Ou seja, o corpo utilizará somente a energia imediatamente disponível oferecida pela fruta. Além disso, combate os radicais livres liberados durante o exercício, por conta de sua ação antioxidante. Mas atente-se à quantidade consumida! Uma tigela de 1h a 1h30 antes do treino é o ideal, a depender do organismo de cada um. O consumo no pré-treino é ótimo para quem quer manter ou perder peso.

Já se seu objetivo é o ganho de massa muscular o melhor é consumir o açaí no pós-treino. Ele auxiliará na reposição da energia gasta, aumentando o nível de glicose rapidamente, e também na regeneração muscular, por ser rico em proteínas e por ter antocianina, um anti-inflamatório natural. Uma sugestão de consumo é juntá-lo ao whey protein, potencializando a quantidade de proteínas ingeridas.

Aliás, formas de consumir açaí é o que não faltam. Além da forma batida com xarope de guaraná, é possível batê-lo com frutas, adicionar granola, aveia, castanhas e o que mais a imaginação permitir. No entanto, a forma mais saudável de consumi-lo é na forma in natura, sem adição de açúcares e corantes artificiais, porém esta é mais difícil de encontrar para comprar, além de ter um sabor distante daquele da polpa industrializada.

Se você se encantou com esta fruta, procure um nutricionista e se informe sobre como incluir esse superalimento no seu cardápio. Com moderação, é possível obter vários benefícios para a saúde, além de se deliciar com essa fruta sensacional!


Texto: Flávia Viana